Por: Adalberto Luque
Usuários das linhas Circular 1 (199) e Circular 2 (299), que servem a vários bairros a partir do Hospital das Clínicas (HC) Campus, estão reclamando de atrasos frequentes e quebras de ônibus, o que tem atrapalhado funcionários, pacientes e alunos do hospital e da Universidade de São Paulo (USP), por onde o coletivo trafega.
“Muita gente que usa essas duas linhas trabalha no Hospital das Clínicas ou na USP. São técnicos de enfermagem, médicos, estudantes e funcionários de setores diversos. Isso tem atrapalhado nossa rotina e nas duas últimas semanas a situação piorou”, explica um usuário que preferiu não se identificar.
De acordo com os passageiros, na terça-feira (29), o Circular 2 sairia do Terminal Ribeirãoshopping às 07h25, mas só chegou lá às 07h45, junto com o ônibus que faria o horário seguinte. Os dois seguiram juntos até o Terminal HC.
Nesta quarta-feira (30), de acordo com os usuários, a situação piorou. “O circular 1 com saída às 17h18 do Terminal HC não apareceu. O das 17h50 chegou ao terminal só às 18h15. Ele veio junto com o que fazia o horário das 18h20. Isso atrapalha quem tem compromissos depois do trabalho”, reclamou outra usuária.
Segundo os usuários, o telefone 0800-771-0118, do Transporte Coletivo de Ribeirão Preto, dificulta as reclamações. Há relatos de demora no atendimento e pedem para baixar um aplicativo, o que para muitos, que não dominam tecnologia, acaba atrapalhando o uso do celular. Além disso, o sistema de GPS, que na teoria deveria indicar a localização do ônibus atrasado, normalmente não funciona, de acordo com os passageiros.
O Consórcio PróUrbano, responsável pelo transporte coletivo de Ribeirão Preto, se manifestou por nota. “Os ônibus do transporte coletivo vem sendo alvo constante de vândalos. Os veículos vandalizados saem das linhas e vão para a manutenção. Com isso, a operação acaba sendo prejudicada durante a reposição das peças. Além dos desvios decorrentes das obras, que também ocasionam alguns atrasos.”