A eleição do deputado federal Ricardo Silva (PSD) para prefeito de Ribeirão Preto fará a cidade perder representatividade no Congresso Nacional. De três deputados eleitos pela região, a cidade passará a ter apenas dois. Em 2022, foram eleitos Baleia Rossi (MDB), Ricardo Silva (PSD) e Arnaldo Jardim (Cidadania).
Já Rafael Silva (PSD) e Léo Oliveira (MDB) foram reeleitos deputados estaduais. Baleia teve 236.462 votos, Ricardo Silva teve 133.936, e Arnaldo Jardim 113.462 votos. Atualmente Ribeirão Preto tem dois deputados estaduais: Rafael Silva eleito com 118.182 votos e Léo Oliveira 82.145 votos.
A cidade também conta com o Delegado Palumbo (MDB-SP), eleito por São Paulo, mas que tem família em Ribeirão Preto e participa de várias operações na cidade. Em 2022, depois de cumprir dois anos do mandato de vereador na capital paulista, obteve 254.898 voto para o Congresso.
No lugar de Ricardo Silva na Câmara dos Deputados assumirá Ribamar Silva (PSD), vereador da cidade de Osasco, assumirá uma cadeira na Câmara dos Deputados, em Brasília, a partir de janeiro de 2025. Amigo pessoal de Ricardo Silva, Ribamar esteve na cidade durante o final do segundo turno. Na ocasião, se comprometeu a continuar trabalhando por verbas para Ribeirão Preto.