Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Observatório do Livro realiza sarau com participantes do Clube de Leitura 6.0 em Ribeirão

O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (29) e celebrou o Dia Nacional do Livro com a interpretação de muitos poemas (Divulgação)
Além de não deixar a data passar em branco, a proposta do evento – que reuniu membros 60+ de vários grupos do Clube de Leitura na Biblioteca Sinhá Junqueira – contemplou a apresentação de textos autorais dos participantes e trechos de obras que fizeram parte da curadoria do projeto no período. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (29) e celebrou o Dia Nacional do Livro com a interpretação de muitos poemas.
Para a diretora de Operações do Observatório, Luciana Paschoalin, que coordenou a atividade, a comemoração valeu por diversos motivos. “Um deles é, sem dúvida, reavivar a importância da leitura literária no cotidiano dos participantes dos nossos projetos”, observa. Ela comenta também que momentos como esse ressaltam o protagonismo das pessoas idosas que é tão estimulado pela instituição.
Maria Luiza Freires Lopes, de 66 anos, que participa de dois clubes de leitura, adorou a atividade proposta pelo Observatório. “É muito bom conhecer pessoas de outros grupos e, principalmente, tomar conhecimento de tudo que é realizado. Eu nem sabia que tinha tantos clubes assim”, ela se espanta. “Fazer parte de tudo isso é um aprendizado; através da leitura de livros dá para entender a vida”, comenta.
“A apresentação de hoje foi muito bacana. É uma troca de conhecimento. Nós, os idosos, também precisamos disso: sair, nos arrumar… É muito gostoso!”, completa Maria Luiza.
Esse impacto não é diferente para a assistente social aposentada Guilhermina Zanelato. Aos 73 anos, ela conta que a aproximação com o Observatório transformou o seu cotidiano. “Entrei logo depois da pandemia. Estava numa situação muito difícil, me achava velha”, relata Guida, como é conhecida. “O Clube de Leitura 6.0 foi um divisor de águas na minha vida, conheci outras pessoas que continuam amigas até hoje e descobri que tinha um mundo lá fora, além do meu mundinho. Eu amo o Observatório!”, confessa ela, que virou leitora diária de Cora Coralina.
Enquadrado na Lei do Idoso, o Clube de Leitura 6.0 Ribeirão Preto foi escolhido em edital público pelo Conselho Municipal do Idoso e é apoiado totalmente pela iniciativa privada com patrocínios de empresas como Arteris, Valid, Agibank e Stoller, e tem o apoio de Ilumi.

Postagens relacionadas

Shopping receberá dez corais natalinos

Redação 1

HC divulga imagem de gêmeas separadas

Redação 1

Morre Lasse Wellander, guitarrista do ABBA

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com