A pesquisa Quaest, encomendada pela EPTV e divulgada neste sábado (26), indica Ricardo Silva (PSD) à frente na disputa para a Prefeitura de Ribeirão Preto (SP), com 57% dos votos válidos. O candidato Marco Aurélio (Novo) tem 43%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
A metodologia de votos válidos, adotada pela Quaest, segue o padrão do TSE e exclui votos brancos e nulos para espelhar o resultado oficial das eleições. O cálculo considera o padrão de comparecimento dos eleitores e um modelo de engajamento que avalia a probabilidade de cada eleitor realmente votar.
A pesquisa foi realizada nos dias 25 e 26 de outubro com 906 eleitores de Ribeirão Preto, e está registrada sob o protocolo SP-04353/2024 na Justiça Eleitoral.
Resultados de Intenção de Voto
Votos válidos:
- Ricardo Silva (PSD): 57%
- Marco Aurélio (Novo): 43%
Pesquisa estimulada — votos totais:
- Ricardo Silva (PSD): 46% (anterior: 48%)
- Marco Aurélio (Novo): 33% (anterior: 31%)
- Branco/nulo/não vai votar: 18% (anterior: 14%)
- Indecisos: 3% (anterior: 7%)
Pesquisa espontânea — votos totais:
- Ricardo Silva (PSD): 33% (anterior: 31%)
- Marco Aurélio (Novo): 24% (anterior: 20%)
- Branco/nulo/não vai votar: 8% (anterior: 9%)
- Indecisos: 35% (anterior: 40%)
Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, o cálculo dos votos válidos combina dados do TSE e respostas sobre o grau de motivação e interesse dos eleitores, atribuindo um peso específico para estimar a probabilidade de cada um comparecer no dia da eleição.