Na semana passada, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para pancadas de chuva e rajadas de vento até o último domingo, 20 de outubro. Eram esperados 200 milímetros no acumulado dos três dias para Ribeirão Preto, Franca e Barretos, devido à passagem de uma frente fria, que trouxe precipitações significativas, raios e rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora (km/h).
Nesta segunda-feira (21), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de perigo para chuvas intensas nas mesmas regiões, incluindo as cidades de Mococa, Pedregulho, Serra Azul e Sertãozinho, com possibilidade de chuva entre 50 milímetros 100 mm e ventos intensos entre 60 quilômetros por hora e 100 km/h.
Cita risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Por enquanto, não há novo alerta da Defesa Civil para Ribeirão Preto, mas a Climatempo prevê 36,4 milímetros entre quarta-feira (23) e sábado (26), com alguns picos de chuva intensa e temporais.
Os dados foram atualizados na noite desta segunda-feira. São esperados 9,3 mm para esta quarta-feira; mais 12,4 milímetros na quinta-feira (24), 7,4 mm na sexta-feira (25) e 6,8 mm no sábado (26). De acordo com a Climatempo, a média histórica para a cidade é de 122 mm, e até a manhã de ontem o volume já estava em 115 milímetros.
Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos, ou ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques. No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs. Evite tomar banho durante a tempestade. Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos.
Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas. Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta. Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
Nesta semana, o calor dá uma trégua, com a temperatura máxima em 30 graus Celsius e umidade do ar lá em cima. De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a qualidade do ar na cidade é “boa”. Na sexta-feira (18) e na manhã de sábado (19) estava “moderada”, mas melhorou com a chuva. Chegou a “péssima”, em 27 de setembro e no final de semana dos incêndios florestais, entre 24 e 25 de agosto. É a pior avaliação da escala.
No domingo passado, a temperatura caiu para 20,1ºC na madrugada, com umidade em 94%. Começou esta segunda-feira (21) com mínima de 21,7graus e 85% de umidade. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando fica abaixo de 30% o município entra em estado de atenção. Quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência.
Segundo dados atualizados ontem pela Climatempo, nesta segunda-feira a mínima foi de 20ºC e a máxima de 28 graus Celsius, com 6,9 mm de chuva, uma garoa que começou na madrugada e atravessou o dia. A umidade ficou em 94% à tarde, com temperatura de 22,9ºC, segundo a estação da Cesteb instalada na região Central.
Nesta terça-feira (22), os termômetros devem marcar entre 21% e 30%, com umidade chegando a 57%. Não há previsão de chuva, mas o cenário pode mudar. Na quarta-feira (23), a temperatura oscila entre 21ºC e 29 graus e a umidade vai a 73%. Na quinta-feira (24), a máxima fica em 30 graus, com mínima de 21ºC e umidade em 63%,.
Na sexta-feira (18), os termômetros devem marcar entre 21ºC e 26ºC e a umidade mais baixa fica em 78%. No sábado (26), a temperatura mínima será de 21ºC e a máxima pode chegar a 29 graus, com umidade em 67% apesar da previsão de 25,2 milímetros de chuva.
A previsão é de 0,5 mm de chuva para domingo (27), dia de segundo turno das eleições municipais, e os termômetros devem marcar entre 21 graus e 31ºC., com 51% de umidade. Na segunda-feira, dia 28 de outubro, a temperatura cai para entre 20ºC e 29ºC, com umidade em 50% e possibilidade de 0,2 mm de chuva, quase nada.