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Autuação no Centro começa no dia 1º 

Corredor de ônibus do quadrilátero central é o 11º de uma rede que terá 56 quilômetros dedicados ao transporte coletivo urbano 

O corredor de ônibus Central tem 7.350 metros ( Alfredo Risk)

A prefeitura de Ribeirão Preto inaugurou nesta quinta-feira, 17 de outubro, o corredor de ônibus do quadrilátero central, o 11º de uma rede que terá 56 quilômetros dedicados ao transporte coletivo urbano. Além do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), o superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, secretários municipais, vereadores e autoridades participaram do evento, além de representantes da DGB Engenharia e Construções, responsável pela obra. 
 
A RP Mobi – Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto S.A, a antiga Transerp, responsável pelo trânsito e transporte da cidade   informa que fiscalização nos corredores de ônibus do quadrilátero central e da Presidente Castelo Branco/Treze de Maio terá início em 1º de novembro, após período de orientação e conscientização.  
 
A partir desta data, desrespeitar a faixa exclusiva ou preferencial será autuado. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar pela faixa exclusiva ou corredor de ônibus é considerada uma infração gravíssima. Rende sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista infrator e multa de R$ 293,47.  
 
Na região Central, a RP Mobi informa que as faixas serão exclusivas no Centro Histórico de Ribeirão Preto, definido pelo quadrilátero formado pelas ruas Lafaiete e Barão do Amazonas e avenidas Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves. Nos demais trechos, as faixas serão preferenciais. 
 
Sobre o início da fiscalização no novo corredor, a RP Mobi informa que durante o mês de outubro será realizado um trabalho de orientação e conscientização junto aos motoristas e pedestres. Esse período tem como objetivo garantir que todos estejam cientes das novas regras de circulação e das sinalizações instaladas no corredor”, diz. 
 
No corredor das avenidas Presidente Castelo Branco e Treze de Maio as faixas serão preferenciais e a autuação também começará em novembro. Segundo a RP Mobi, condutores de veículos convencionais, como carros, motocicletas , entre outros, podem circular livremente, mas devem dar a preferência para a circulação dos ônibus urbanos. 
 
Por fim, a RP Mobi, que agora conta com um recém inaugurado Centro de Controle Operacional em sua base, no Jardim Presidente Dutra, destaca que os munícipes podem solicitar serviços e tirar dúvidas a respeito do trânsito ou dos corredores de ônibus por meio do telefone 118. 
 
A construtora DGB Engenharia e Construções foi contratada por licitação e receberá R$ 20.774.887,51 pela obra do corredor de ônibus do quadrilátero central, uma das mais polêmicas do Ribeirão Mobilidade porque, além de moradores, também afetou o dia a dia do comércio tradicional devido às várias interdições.  
 
Em 12 de abril de 2024 foi anunciado pela prefeitura que o cronograma seria prorrogado por mais 120 dias. O valor não foi alterado. O prazo para conclusão era de 15 meses a partir do início das obras, que começou em maio do ano passado. 
 
Duarte Nogueira disse que, partir desta quinta-feira, as únicas obras na região Central serão para troca e instalação de novas galerias de água pluvial, parte do projeto de restauração, revitalização e de construção de corredor de ônibus na centenária avenida Nove de Julho, pelo Programa Ribeirão Mobilidade. 
 
“Essas obras devem terminar em abril do ano que vem e vão acabar com as enchentes e alagamentos na região Central, principalmente no entorno do Shopping Santa Úrsula”, disse o prefeito. Segundo ele, em dezembro, a Era-Técnica Engenharia Construções e Serviços Ltda. deverá entregar o pavimento de paralelepípedos da avenida, entre a rua Tibiriçá e a avenida Independência.  
 
“Ficarão faltando os canteiros centrais e os mosaicos portugueses”, disse Duarte Nogueira. A Era-Técnica Engenharia Construções e Serviços venceu a licitação da Nove de Julho ao apresentar proposta no valor global de R$ 32.411.776,19, após rescisão contratual com a Construtora Metropolitana. A previsão é que toda a intervenção na avenida termine em maio de 2025. 
 
Centro – O corredor de ônibus Central começou a ser implantado em maio de 2023. Com extensão de 7.350 metros, percorre a extensão das ruas Barão do Amazonas e Visconde de Inhaúma, entre as avenidas Doutor Francisco Junqueira e Nove de Julho, e passa pela Lafaiete, entre a José Bonifácio e a Independência.  
 
Envolve a rua Florêncio de Abreu, entre as avenidas Jerônimo Gonçalves e Independência. Na Jerônimo Gonçalves, terá faixa para ônibus entre a Lafaiete e a avenida Francisco Junqueira. Já na Francisco Junqueira, será entre a Jerônimo Gonçalves e a Barão do Amazonas. Na José Bonifácio abrange o trecho entre Lafaiete e Florêncio de Abreu. 
 
São 4.868,40 metros de pisos táteis para portadores de deficiência visual; 3.253,27 metros quadrados de rampas de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida; 12.048,14 de passeios públicos; 29 abrigos de ônibus; e 69.260,35 de serviços de pavimento, entre estruturas de corredor, pavimento novo e recapeamento. 
 

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