Por Hugo Luque
O Botafogo entra em campo neste sábado, dia em que completa 106 anos de fundação, às 21h30, contra o Operário-PR, no Estádio Santa Cruz. O confronto é válido pela 31ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
A partida vale muito para os dois lados. O Pantera busca se afastar mais uma vez da zona de rebaixamento, enquanto o Fantasma quer colocar medo nos adversários acima, que disputam um ponto na zona de acesso à Série A do ano que vem.
O time de Ribeirão Preto soma 35 pontos e ocupa a 15ª colocação, graças ao suado triunfo do meio de semana sobre o Guarani. Na quarta-feira, o Tricolor saiu atrás logo no início, buscou o empate, voltou a ficar em desvantagem e, no segundo tempo, virou para 3 a 2, com o gol da vitória marcado no último lance, por Alexandre Jesus.
Até então, a equipe de Márcio Zanardi estava na zona de rebaixamento. Agora, no entanto, são dois pontos de frente para o CRB, primeiro clube no Z-4. O cenário favorável veio justamente pela coragem do novo treinador, que não hesitou, desfez a formação de três zagueiros e posicionou seus comandados rumo ao ataque diante da torcida botafoguense.
“A resiliência é isso. A gente trabalha e a minha palestra foi em cima disso: o jogo só acaba quando o árbitro apita. A gente tentou, fez algumas mudanças importantes já no intervalo e no meio do segundo tempo, para tentar ganhar o jogo, porque o empate também não servia para a gente”, comentou Zanardi.
Até aqui, o técnico tem dois jogos com o Bota: uma derrota para a Ponte Preta e uma vitória sobre o Guarani. Nas últimas cinco rodadas, os ribeirão-pretanos acumularam um triunfo, dois empates e dois reveses.
Do outro lado, o Operário, na região intermediária da tabela, com 42 pontos, viveu altos e baixos nos jogos mais recentes, e muito disso está relacionado ao mando de campo. Dentro de casa, o Fantasma venceu três. Porém, como visitante, foi batido também em três oportunidades, o que traz otimismo ao Pantera.
O equilíbrio também se faz presente no retrospecto de partidas oficiais entre os adversários desta noite. Em sete encontros, o Botafogo levou a melhor em dois, o Operário em outros dois e o empate estampou o marcador em três ocasiões. No primeiro turno, em Ponta Grossa (PR), deu Tricolor com gol único de Gustavo Bochecha, aos 50 minutos do segundo tempo.
Desde então, o meia perdeu espaço com Paulo Gomes, mas voltou a aparecer entre os titulares com Márcio Zanardi e deve ser escalado novamente. Outro nome importante é Douglas Baggio, que cumpriu suspensão e está novamente à disposição. Pedro Costa e Luquinha, no departamento médico, não devem jogar. Já Bernardo Schappo, que recebeu o terceiro cartão amarelo, e João Costa, em um período de treinos com a seleção sub-20, são baixas certas.
A grande dúvida na escalação fica para o comando do ataque. Os centroavantes Alex Sandro e Alexandre Jesus foram bem e marcaram na vitória sobre o Guarani. Agora, brigam por uma vaga na equipe.
Um provável 11 inicial é formado por: João Carlos; Raphael Rodrigues, Ericson e Fábio Sanches; Thassio, Sabit, Bochecha e Jean Victor; Douglas Baggio, Victor Andrade e Alex Sandro (Alexandre Jesus).
Promoção
Assim como fez na partida contra o Bugre, o Botafogo também terá uma promoção de ingressos para os sócios-torcedores. Todo titular de plano poderá retirar uma entrada extra de forma gratuita, na loja oficial do clube, próxima à entrada do setor ouro.
Os interessados devem comparecer ao local munidos de um documento oficial com foto, além, é claro, da associação ativa. Quem se associar até às 15h deste sábado também receberá um ingresso avulso para levar um acompanhante. Para os sócios com planos vigentes, é possível retirar o bilhete até a hora da partida.