Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Banco de Sangue fecha no feriado  

Banco de Sangue não abrirá no feriado: devido ao fechamento da unidade, os estoques, que já estão em déficit, poderão ser ainda mais impactados (Alfredo Risk/Arquivo )

O GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto está fazendo um apelo à população para que realize doações antes de sábado, 12 de outubro, feriado do Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Devido ao fechamento da unidade, os estoques, que já estão em déficit, poderão ser ainda mais impactados. 
 
A falta de sangue coloca em risco o atendimento a pacientes que necessitam de hemocomponentes. Em períodos de recessos, as doações diminuem consideravelmente. Este ano, a situação é ainda mais preocupante, pois a unidade já enfrenta uma escassez que pode afetar diretamente a recuperação de pacientes em tratamento. 
 
É importante lembrar que, mesmo durante feriados, a demanda por sangue não cessa – hospitais e clínicas continuam a precisar de doações para procedimentos essenciais. Cada doação conta e pode fazer a diferença na vida de alguém”, destaca Micheli Caligioni, captadora de doadores do GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto. 
 
“Contamos com a solidariedade da população para garantir que nossos estoques estejam seguros, especialmente em um período em que a necessidade é tão urgente”, ressalta Micheli. O GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto fica na rua Quintino Bocaiúva nº 975, Vila Seixas. O telefone é (16) 3977-5900 | WhatsApp: (16) 99702-0830.  
 
A unidade funciona de segunda-feira a sábado, das sete às 12 horas, mas não abre nos feriados. Atende a doze hospitais públicos e privados da região, prestando atendimento médico e técnico especializado e fornecendo hemocomponentes aos pacientes que estão internados e precisam de transfusão para se recuperarem. 
Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente. De acordo com o Ministério da Saúde, apenas cerca de 1,8% da população brasileira é doadora. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que esse índice chegue a, no mínimo, 3%. Uma doação pode salvar quatro vidas. A instituição atende doze hospitais na região.  
 
A doação de sangue proporciona chance de vida e esperança aos pacientes internados que necessitam de transfusões. Entre eles, os que têm anemia falciforme, os que estão em tratamentos de câncer, além das vítimas de acidentes de trânsito e queimaduras, pacientes que serão submetidos a cirurgias de médio e grande porte, como cardíacas e transplantes. 
 
Requisitos – Entre outros, um dos requisitos básicos para ser um doador é ter entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). Para os menores (entre 16 e 18 anos), é necessário o consentimento dos responsáveis.  
 
Entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Também deve estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas doze horas. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto. 
 

Postagens relacionadas

Homem morre em acidente na Anhanguera

Luque

Vídeo | Grupo invade condomínio e furta bicicletas na zona Sul de Ribeirão Preto

William Teodoro

Dengue provoca mais três mortes em Ribeirão Preto

Redação 4

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com