Por Hugo Luque
O Botafogo foi derrotado pela Ponte Preta por 1 a 0, neste sábado, pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e agora ocupa um posto na zona de rebaixamento. O único gol do confronto foi marcado por Gabriel Novaes.
Mesmo sob comando de Márcio Zanardi, novo treinador do Pantera, o time tricolor apresentou problemas crônicos que já vinham da era Paulo Gomes, pouco produziu e não somou pontos. É a quinta partida consecutiva do Botafogo sem vitória.
Com o resultado, a equipe ribeirão-pretana caiu para a 17ª colocação, com 32 pontos e um jogo a menos em relação aos rivais (o Paysandu, na 16ª posição, tem um ponto a mais). Essa partida de desvantagem será disputada na quarta-feira, às 20h, no Estádio Santa Cruz, contra outro clube de Campinas (SP), o Guarani.
O jogo
A Ponte fez um primeiro tempo superior. A Macaca investiu em jogadas de contra-ataque e, na primeira chegada, aos dez minutos, Iago Dias lançou Gabriel Novaes, que abriu o placar. Foi o gol que definiu o confronto. O mesmo tipo de jogada levou Novaes à rede pela segunda vez, ainda na etapa inicial, mas a arbitragem sinalizou impedimento em cruzamento.
O Botafogo voltou para o segundo tempo com mudança no esquema tático. Fillipe Soutto substituiu o zagueiro Fábio Sanches e deixou o time no esquema 4-3-3, tão pedido pela torcida. Mesmo assim, o setor de criação deixou a desejar. A Ponte aproveitou os espaços teve duas chances: uma com Gabriel Novaes, em tentativa de cavadinha, e outra com Everton Brito, que passou por João Carlos, mas parou no zagueiro Ericson.
Aos 27 minutos, Mateus Silva recebeu o segundo cartão amarelo e depois o vermelho. Com um a mais, o Botafogo permaneceu pouco criativo e investiu no “chuveirinho”. Aos 45 minutos, os mandantes quase fizeram o segundo com Gabriel Novaes, que acertou a trave, e ficou por isso.