Pensar nos desafios emocionais que atravessamos ao longo da vida, refletir sobre momentos difíceis e a necessidade de acolher angústias para superar incertezas para transformá-las em oportunidades de crescimento. Esse é tema do livro “As quatro estações da alma: da angústia à esperança”, de Mario Sergio Cortella e Rossandro Klinjey, que vai embasar um bate-papo dos autores com o público de Ribeirão Preto, no módulo especial do Café Filosófico CPFL, em 8 de outubro, no Theatro Pedro II. A entrada é gratuita, a partir das 18h30, mediante apresentação do ingresso, que poderá ser adquirido no dia 07 de outubro, a partir das 11h, pelo site www.icones.com.br
Cortella e Klinjey compartilharão suas visões sobre como os desertos emocionais, por exemplo o “inverno da alma”, podem ser ferramentas poderosas de autoconhecimento e fortalecimento. “Quando nos conformamos com algo, assimilamos aquela forma. Ficamos conformados. E, conformados, perdemos nossa identidade e nossa capacidade ativa”, afirma Cortella. “Não pular etapas da vida, não fugir da dor, mas enfrentá-la e aceitá-la é o que nos permite crescer e evoluir. Cada etapa, cada dor enfrentada é uma oportunidade para amadurecer e transformar-se”, completa Rossandro.
A reflexão dos autores também abordará as pressões modernas, exacerbadas pelas redes sociais e pelo excesso de informações, que podem provocar uma “angústia coletiva” e o medo do fracasso diante do desconhecido.
O evento, em parceria com o Instituto CPFL e Papirus Editora, terá início às 19h30, e os participantes poderão enviar perguntas aos palestrantes por meio do chat do canal do Café Filosófico CPFL no YouTube. A abertura contará com uma apresentação do projeto social Tocando a Vida – Música Sinfônica para todos, iniciativa de continuidade das atividades da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, que tem como finalidade difundir a música instrumental erudita e fomentar a iniciação musical de crianças e adolescentes. O Tocando a Vida recebe apoio do Instituto CPFL por meio da frente CPFL Jovem Geração, que incentiva projetos inspiradores de música e de esporte em contraturno escolar, contribuindo para a construção de um futuro melhor para as próximas gerações.
“Há mais de 20 anos, o Café Filosófico CPFL se propõe a levar conhecimento, cultura e reflexão por onde passa. É uma honra trazer este evento especial pela primeira vez ao Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto, uma cidade tão importante para nós, do Grupo CPFL. Por meio de eventos como esse, colocamos em prática um importante compromisso do Plano ESG da companhia, denominado valor compartilhado com a sociedade”, afirma Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.