Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

As propostas para empregos em Ribeirão Preto 

Candidatos falam sobre seus planos para geração de empregos na cidade (Reprodução)

Neste domingo, o Tribuna Ribeirão perguntou aos candidatos a prefeito de Ribeirão Preto suas respectivas propostas para aumentar e melhorar a qualidade de empregos na cidade.  

A pergunta feita a todos foi: Em Ribeirão Preto, uma parcela significativa dos empregos gerados nos últimos anos está concentrada em áreas como serviços temporários, comércio varejista e construção civil, que frequentemente oferecem baixos salários e pouca estabilidade. Como sua gestão pretende atrair investimentos que promovam a criação de empregos de maior qualidade e com melhores salários, especialmente para jovens e mulheres que enfrentam dificuldades no retorno ao mercado de trabalho? 

 

André Trindade (União Brasil) 

O nosso plano de governo conta com diversas medidas para fomentar a criação de empregos e o desenvolvimento econômico em Ribeirão Preto a partir de 2025. Iremos fortalecer os programas de empregabilidade, além de desenvolver mais iniciativas para aprimorar a geração de emprego para a população local, incluindo mutirões, workshops de habilidades, orientação profissional e simulações de entrevistas. Ainda, vale destacar que iremos lançar de forma digital, uma plataforma moderna para a digitalização de parte dos serviços, principalmente, vagas de emprego, estágios e cursos profissionalizantes, disponíveis no Centro de Apoio ao Trabalhador e ao Empreendedor de Ribeirão Preto (Caterp).  

Nesse contexto, também acrescento que iremos incentivar o empreendedorismo inclusivo como o apoio na abertura de novas empresas em parceria com o SEBRAE, especialmente nos segmentos mais vulneráveis da população. 

Ribeirão é uma terra de oportunidades. São mais de 12 mil novas empresas abertas no primeiro semestre deste ano. Em julho, também de 2024, foram mais de 500 novas vagas de emprego na cidade. De janeiro a julho, foram mais de 5 mil novas contratações. 

Diante desses números positivos, iremos seguir com o apoio intenso do governo municipal para incentivar o progresso destes índices para que a nossa Ribeirão continue gerando oportunidades para todos. 

 

Jorge Roque (PT) 

Vamos enfrentar, no nosso governo, o grande desafio de gerar oportunidades, empregos decentes e renda para toda a população com um conjunto de medidas simultâneas em várias frentes. Primeiro, é preciso levar em conta as vocações da cidade bem como aquilo que podemos aproveitar, que é o caso das pesquisas feitas em nossas universidades. 

Nosso Programa de Governo Participativo, que foi amplamente debatido e construído junto com especialistas, sindicalistas, empresários e trabalhadores de diversos setores, aponta para ações em várias áreas. Vamos criar o Polo Digital, para apoiar e desenvolver o potencial empreendedor dos nossos jovens. Vamos oferecer as condições necessárias, desde ambiente refrigerado, computadores e internet até mentorias e um pequeno capital inicial para investirem em inovações, como softwares, games, designers e serviços de tecnologia da informação e comunicação. A Prefeitura vai adquirir parte da produção e apoiará a venda do excedente ao mercado. Desta forma, não precisarão mais se submeter ao subemprego, como ocorre hoje. 

Para induzir nova onda de prosperidade, com forte impacto sobre a realidade regional, vamos articular a implantação do Polo do Hidrogênio Verde, atraindo recursos federais, que existem, e internacionais de apoio às novas energias. Vamos colocar Ribeirão na liderança e protagonismo desse negócio trilionário, que é o futuro que já chegou. Vamos estimular a instalação de uma planta industrial para produzir combustível limpo a partir do etanol e outros subprodutos da cana para abastecer a frota local de mais de meio milhão de veículos e exportar o excedente, gerando renda e empregos de qualidade. 

E vamos apoiar a agricultura familiar e a consolidação de um cinturão verde em torno da cidade para abastecer a população, combater a fome e garantir a segurança alimentar e nutricional da nossa gente. Outras medidas simples, como os restaurantes populares nos bairros e o varejão da reforma agrária, vão ajudar a gerar empregos para a população de baixa renda. E vamos apostar na economia solidária, com a criação de novos postos de trabalho através de cooperativas para atuar em várias áreas, como é o caso dos catadores de resíduos sólidos. 

 

Marco Aurélio Martins (NOVO) 

Nossa gestão pretende transformar Ribeirão Preto em um polo de inovação e desenvolvimento, atraindo investimentos que gerem empregos de qualidade e com melhores salários. Vamos focar na desburocratização e na criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo, oferecendo incentivos para empresas que desejem se instalar ou expandir suas operações na cidade. 

 

Para jovens e mulheres, que muitas vezes enfrentam dificuldades para entrar ou retornar ao mercado de trabalho, nossa proposta inclui a criação de programas específicos de qualificação profissional, voltados para setores em crescimento, como tecnologia, saúde, turismo e agronegócio. Vamos incentivar parcerias com universidades, escolas técnicas e o setor privado para oferecer capacitação alinhada às demandas do mercado, aumentando as oportunidades de emprego qualificado. 

 

Além disso, nosso plano é apoiar o desenvolvimento de startups e negócios inovadores, criando um ecossistema que fomente a economia criativa e tecnológica. Com essas medidas, queremos atrair empresas que ofereçam não apenas empregos, mas também carreiras que valorizem o potencial dos trabalhadores de Ribeirão Preto, garantindo um crescimento econômico sustentável e inclusivo. 

 

Ricardo Silva (PSD) 

Ribeirão Preto será destaque nacional na geração de empregos e oportunidades para jovens e mulheres em nosso governo. Vamos fazer isso com planejamento e, acima de tudo, olhar humano com as pessoas. Sabemos que nosso comércio é o carro-chefe quando se fala em carteira assinada. São 205 mil pessoas que trabalham no comércio ou prestação de serviço em nossa cidade, mas esse número poderia ser ainda melhor se não fosse os prejuízos causados pelas obras feitas sem planejamento, como nas avenidas Nove de Julho e Dom Pedro. Uma pesquisa do Sincovarp mostra que 75% dos comerciantes tiveram que fazer cortes. Vamos mudar esse cenário e ainda atrair outros investimentos. Estive em nosso Distrito Industrial e ouvi as demandas de nossa indústria, que precisa de apoio em infraestrutura. Vamos trabalhar para garantir que Ribeirão seja a escolha para novas empresas.  

Hoje, perdemos investimentos para a cidades da região por vários motivos. Um deles é a burocracia. Um exemplo de como a gestão trava o desenvolvimento está na construção civil. A aprovação de um empreendimento imobiliário no município pode levar até cinco anos. Por outro lado, uma das medidas mais importantes em nosso governo será a criação de uma Agência de Desenvolvimento para planejar e criar estratégias de divulgação das características econômicas de Ribeirão, com foco na região, no Brasil e no exterior, de maneira a fortalecer e potencializar tudo aquilo em que somos referência e em novos temas com possibilidade de crescimento.  

Também está no nosso Plano de Governo implantar o Programa Ribeirão de Apoio e Empoderamento de Mulheres (PRAELAS), com objetivo de criar uma rede que envolva desde os primeiros passos até o início do negócio, com oferta de crédito a juros baixos ou isento de juros, assessoria e orientação, para auxiliar no êxito e na consolidação do empreendimento. Com planejamento e apoiando as pessoas, vamos transformar Ribeirão Preto na melhor cidade para se morar. 

Postagens relacionadas

Bombas: etanol e gasolina disparam

William Teodoro

Gasolina deverá ter 30% de etanol anidro 

Redação 2

Cigarro deverá cobrir desoneração da folha 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com