O Terminal Rodoviário de Ribeirão Preto será palco da ação Dia Mundial do Coração, que será realizada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, ligada à Universidade de São Paulo, e a Associação Ribeirãopretana de Ensino, Pesquisa e Assistência ao Hipertenso (Areopah), como forma de celebrar e reforçar o Dia Mundial do Coração, que é celebrado em 29 de setembro.
A iniciativa vai acontecer na semana de 30 de setembro a 4 de outubro, das oito às 12 horas, na avenida Jerônimo Gonçalves nº 640. Nestes dias, os usuários do terminal que tenham interesse poderão tirar dúvidas, aferir pressão e retirar uma senha para agendar a coleta de sangue para a realização de exames laboratoriais (glicemia e lipidograma).
Serão agendados 800 exames, que serão realizados também na rodoviária de Ribeirão Preto, de 1º a 4 de outubro e de 7 a 11 de outubro, das 7:30 às 9:30, com o objetivo de contribuir para o mapeamento de risco cardiovascular e para orientações de tratamento, além de esclarecer dúvidas da população.
As doenças cardiovasculares afetam o coração e os vasos sanguíneos e são a principal causa de mortes no mundo, inclusive no Brasil, onde representam 30% dos óbitos, segundo o Ministério da Saúde. Entre as doenças cardiovasculares mais conhecidas, podemos mencionar a coronariana, insuficiência cardíaca e hipertensão arterial.
Alguns fatores e hábitos podem levar a essas doenças, como tabagismo, obesidade, estresse, colesterol em excesso, diabetes e sedentarismo. Por isso, criar e manter hábitos de vida saudáveis, como praticar exercícios físicos, deixar de fumar, evitar bebidas alcoólicas, se alimentar com qualidade e controlar a pressão arterial, o nível de açúcar e a quantidade de gordura no sangue são fundamentais para evitar as doenças cardiovasculares.