Por Hugo Luque
O Botafogo anunciou, no início da tarde desta sexta-feira, a contratação do técnico Márcio Zanardi. Com contrato até o fim de 2025, ele chega para substituir Paulo Gomes, demitido na quarta-feira após o empate sem gols com o CRB, na terça, em Ribeirão Preto.
Embora tenha sido anunciado antes da partida deste sábado, às 17h, contra o Vila Nova, no Estádio OBA, em Goiânia (GO), Zanardi não estará à beira do campo. O responsável por dirigir a equipe no duelo será o auxiliar Ivan Izzo, que comandou os treinos nos últimos dias.
Márcio Zanardi tem 46 anos e uma longa carreira, sobretudo nas categorias de base. Entre 2004 e 2021, comandou os juniores de Audax, Al-Nasr (Emirados Árabes Unidos), Corinthians, Portuguesa, Guarani, Santos e São Bernardo.
No time do ABC Paulista, passou ao profissional e, logo de cara, conquistou a Copa Paulista, justamente diante do Botafogo. Em 2022, levou o time às quartas de final do Paulistão e conquistou o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro.
Já no ano passado, Zanardi foi à semifinal do estadual e à segunda fase da Série C. Neste ano, após mais uma boa campanha no Paulista, chegou a receber uma proposta do Corinthians, mas não assumiu o Timão.
Após a competição, o Goiás contratou o treinador, que esteve à frente do Esmeraldino em 21 partidas, com oito vitórias, quatro empates e nove derrotas.
Zanardi deve estrear pelo Botafogo no sábado, da próxima semana, 5 de outubro, contra a Ponte Preta, fora de casa. Ele estará nas tribunas no duelo contra o Vila Nova. Além dele, também foram contratados os auxiliares Caco Espinoza e Bebeto Sauthier.