Dia 27/09, acontecerá no Sesc Ribeirão Preto o último encontro da oficina intensiva “O Jogo como ferramenta pedagógica: a palhaçaria e o teatro do oprimido em ação”, com os Palhaços Sem Fronteiras (São Paulo/SP). No período da tarde, outras atividades acontecem no centro da cidade começando às 14h30, no Calçadão Central, com o Palhaço Trevo que chega com sua intervenção abordando o público e desenvolvendo.
A Cia. Dona Zefinha(Itapipoca/CE) apresenta o espetáculo “Chafurdo”, na Biblioteca Sinhá Junqueira. Chafurdo, que significa caos, descontrole, algazarra e festa é o que proporciona os irmã os palhaços excêntricos musicais Orlângelo Leal, Ângelo Márcio e Paulo Orlando, provocando o público com música excêntrica, interatividade, humor e outras surpresas. A apresentação acontecerá às 15 horas, na Biblioteca Sinhá Junqueira, que está localizada na Rua Duque de Caxias, 547, com entrada gratuita (sujeito à lotação).
E fechando a sexta, o Teatro Santarosa receberá o espetáculo “Não aprendi Dizer Adeus”, com Bárbara Salomé (São Paulo/SP). O espetáculo conta a história de Leia que está entre a vida e a morte. Ao tentar fugir do que te espera, acaba trazendo uma convidada inesperada para a noite. “Não aprendi Dizer Adeus”, será apresentado às 20 horas, no Teatro Santarosa que está localizado na Praça Rotary Club 325 – City Ribeirão. A classificação do espetáculo é de 16 anos, a entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no local 1 hora antes do espetáculo (Sujeito à lotação).
No sábado, 28/09, o encontro se torna uma grande festa. A partir das 10h30 acontecerá no Calçadão Central o “CORTEJO Palhaçaria em Movimento” com a participação de artistas das companhias participantes do encontro e do público presente. E logo na sequência, às 11 horas, no mesmo local, os artistas dão início ao “CABARÉ Palhaçaria na Rua”. Seguindo as atividades no centro, a Cia Catappum (São Paulo/SP) apresenta o espetáculo “CATAPPUM”, às 16 horas, na Área de Convivência do SESC Ribeirão Preto que está localizado na Rua Tibiriçá, 50, com entrada gratuita e classificação livre.
O “CABARÉ NOITE DE PALHAÇARIA” fecha a noite de sábado com um grande encontro dos artistas e companhias convidadas e de Ribeirão Preto. “Como em um picadeiro de circo, os artistas se entrelaçam com o público. Nosso Cabaré é muito esperado, pois durante a noite os presentes poderão curtir várias apresentações inéditas, cheias de energia. É incrível!”, ressalta a produtora Anna Casanova. O “CABARÉ NOITE DE PALHAÇARIA” acontecerá no Teatro Santarosa, a partir das 20 horas, a entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no local 1 hora antes do espetáculo (Sujeito à lotação).
E encerrando a programação da 12ª edição do “Encontro: Palhaçaria em todo lugar”, no domingo, 29/09, a partir das 15 horas artistas da palhaçaria se reúnem para levar espacialmente para a comunidade do Jardim Trevo o “CABARÉ PALHAÇARIA NA COMUNIDADE” com muito circo e comicidade.
O 12ª Palhaçaria em todo lugar é um projeto aprovado pelo Proac Edital Proac 40/2023 (EVENTOS CULTURAIS /PRODUÇÃO E REALIZAÇÃO DE MOSTRA, FESTIVAL, CONFERÊNCIA, SEMINÁRIO OU PREMIAÇÃO) e viabilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Casanova Produçõ es Culturais com apoio do Grupo Zibaldoni e SESC SP
Confira a programação completa do “12ª Palhaçaria em todo lugar”:
27/09 (Sexta-feira)
9h às 12h – Oficina intensiva Com Palhaços Sem Fronteiras
Local: Auditório – Sesc Ribeirão Preto
14h30 – Intervenção Palhaço Trevo
Local: Calçadão – centro
15h – Espetáculo “Chafrudo” com Dona Zefinha
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira
20h – Espetáculo “NÃO APRENDI DIZER ADEUS” Com Bárbara Salomé
Local: Teatro Santarosa
28/09 (Sábado)
10h30 – CORTEJO Palhaçaria em Movimento
Local: Calçadão – centro
11h – CABARÉ Palhaçaria na Rua
Local: Calçadão – centro
16h – Espetáculo convidado “Catappum!”
Local: Convivência – Sesc Ribeirão Preto
20h – CABARÉ Palhaçaria no Palco
Local: Teatro Santarosa
29/09 (Domingo)
15h – Cabaré Palhaçaria na Comunidade
Com Grupo Zibaldoni e convidados
Local: Comunidade Jardim do Trevo