A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira (16), quatro pessoas suspeitas de envolvimento em esquema de clonagem de carros. Foram três prisões em Guariba e uma em Matão. Um carro que teria sido roubado em Campinas, foi apreendido durante a ação. Outro carro apreendido havia sido roubado em Belo Horizonte (MG).
As prisões ocorreram no âmbito da Operação “Dobra”. Segundo o delegado Ricardo Turra, responsável pela operação, em cidades pequenas, ao circularem com veículos usando placas clonadas, com as mesmas características dos veículos originais, na maioria das vezes a pessoa pode circular normalmente, geralmente sem serem abordadas pela polícia, por serem empresários conhecidos.
A ação foi realizada pela Delegacia de Investigações Gerais da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DIG/DISE) de Ribeirão Preto. No total, quatro veículos foram apreendidos com os presos na operação. Todos, segundo o delegado, usavam placas de outros veículos com mesma cor, modelo e características.
Na quarta-feira (25) a Operação “Dobra” recuperou outros dois carros em uma chácara entre as cidades de Franca (SP) e Claraval (MG). Um dos carros havia sido furtado em Pitangueiras (SP) e outro em São Joaquim da Barra (SP). A denominação da operação “Dobra” se deve ao fato de que, na gíria criminosa, os veículos de origem ilícita após serem adulterados, voltam a circular com dados de outro veículo genuíno.