Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

1º Festival Internacional de Cinema de RP começa nesta terça (01)

Mostra acontece na primeira semana de outubro, apresentando 41 filmes de produtores de diferentes regiões do Brasil e do exterior.

Com temáticas variadas, as produções serão exibidas entre 1º e 5 de outubro, nos auditórios da Abrasel e da Biblioteca Sinhá Junqueira. O acesso é gratuito (Divulgação)

O cinema movimenta a agenda cultural de Ribeirão Preto na primeira semana de outubro, com a realização do 1º FIC Ribeirão (Festival Internacional de Cinema de Ribeirão Preto), iniciativa da Oya Filmes e Baderna Produções Culturais. A maratona de exibições de filmes nacionais e estrangeiros acontece entre os dias 1º a 5 de outubro, em dois locais. A mostra principal será no auditório da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – rua João Penteado, 386, no Jardim Sumaré); e as sessões especiais na Biblioteca Sinhá Junqueira (rua Duque de Caxias, 547, no Centro), instituições apoiadoras do evento. A entrada é gratuita para todas as sessões, com acesso por ordem de chegada até o esgotamento dos lugares.

Segundo o produtor audiovisual Matheus José Vieira, idealizador do FIC, foram recebidas mais de 3.500 inscrições. A seleção das produções que serão exibidas foi feita por uma equipe de 30 curadores – que trabalharam do Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Norte, Bolívia, Cuba, Uruguai e Venezuela – a partir de cinco eixos temáticos: “Latinidades”, “Mirada”, “O Meio é o Todo”, “Estéticas Descentralizadas” e “Cosmovisão”. “Essas sessões foram definidas com o objetivo de conectar o contexto mundial a questões locais, atravessando temas relevantes para o público, como territórios, diásporas, espiritualidade, representatividade, identidade e novas estéticas no campo audiovisual”, explica Matheus Vieira, que também é diretor da Oya Filmes e da Baderna Produções Culturais.

A América do Sul aparece com forte presença entre os filmes inscritos, liderada pelo Brasil (732 inscrições), seguido por Argentina (160), Estados Unidos (92) e México (73). Da Europa, vieram 188 filmes da Espanha e 150 da França. Irã está representado com 203 produções e a Índia com 187. Ucrânia e Síria têm, respectivamente, 15 e 5 obras inscritas. Os microestados de Andorra e Luxemburgo (ambos na Europa) também enviaram trabalhos.

Do total dos filmes brasileiros, 40 são da região de Ribeirão Preto. “A ideia do FIC é promover e celebrar a arte cinematográfica, proporcionar um espaço para exibição e reconhecimento de filmes de diversas nacionalidades e gêneros, e contribuir com a formação de plateia e o consumo do produto audiovisual em Ribeirão Preto”, pontua Matheus Vieira, ressaltando que a organização do festival realizou atividades formativas e de capacitação no âmbito do cinema e do audiovisual.

A programação completa do 1º Festival Internacional de Cinema de Ribeirão Preto pode ser acessada pelo Instagram do evento.

Serviço:

1º Festival Internacional de Cinema de Ribeirão Preto – FIC Ribeirão

Mostra principal: 1º a 5 /10

Local e horário: auditório da Abrasel (rua João Penteado, 386) | 19h às 22h30

 

Exibições especiais: 1º a 4/10

Local e horário: auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira (rua Duque de Caixas, 547) | 15H

Acesso: gratuito, com assento por ordem de chegada

 

Postagens relacionadas

Motoristas de aplicativo prometem paralisação por 24 horas

Redação

Prefeitura autoriza drive thru e take out nos restaurantes

William Teodoro

Shows inéditos do Metallica ajudam a arrecadar recursos para combate à covid-19

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com