Por: Adalberto Luque
A Polícia Federal prendeu um homem na manhã desta quinta-feira (25) em Ribeirão Preto. O nome do preso e o local da prisão não foram revelados. A ação fez parte da Operação Terabyte, realizada em todo o Brasil em combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
Ao cumprir mandado de busca e apreensão na cidade, a Delegacia Regional da Polícia Federal de Ribeirão Preto encontrou material que justificasse a prisão do envolvido. Ele foi levado para a sede regional da PF, onde foi preso em flagrante e encaminhado para uma unidade prisional, permanecendo à disposição da Justiça. Se condenado, pode cumprir pena de quatro anos de prisão.
Operação Nacional
A Operação Terabyte foi deflagrada para cumprir, simultaneamente, 1421 mandados de busca e apreensão em todos os estados brasileiros, em diversas cidades. Foi planejada pela Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da PF, com foco na identificação e prisão de abusadores sexuais de crianças e adolescentes.
Foi criada uma força-tarefa com 750 policiais federais e policiais civis estaduais, com apoio da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations) da Embaixada dos Estados Unidos.
Pelo menos 52 pessoas foram presas em flagrante. No estado de São Paulo foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão e seis pessoas haviam sido presas. Entre dezembro de 2023 e agosto de 2024 a PF cumpriu 1.291 mandados de prisão contra abusadores sexuais e novas operações devem ocorrer.