Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

As crianças brasileiras sofrem o dobro com o calor em comparação a seus avós

No Brasil, a média de dias extremamente quentes passou de 4,9 ao ano na década de 1970 para 26,6 na década de 2020 (Unicef)

Mais de 30 milhões de crianças no Brasil enfrentam pelo menos o dobro de dias extremamente quentes a cada ano, em comparação a seus avós. É o que mostra novo levantamento do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), divulgado nesta segunda-feira.

O objetivo do estudo é alertar para a importância de lideranças municipais investirem em medidas voltadas à resiliência climática e à garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

A análise fez uma comparação entre as médias dos anos 1970 e as do período 2020-2024.  E,  concluiu que os dias com temperaturas acima de 35 graus Cº, estão aumentando. No Brasil, a média de dias extremamente quentes passou de 4,9 ao ano na década de 1970 para 26,6 na década de 2020.

O relatório aponta, também, para o aumento das ondas de calor, ou seja, períodos de 3 dias ou mais em que a temperatura máxima está mais de 10% acima da média local. As crianças e os adolescentes são os que sentem por mais tempo e com maior intensidade os impactos desse e de outros eventos climáticos extremos, como enchentes, secas e fumaça produzida por queimadas.

O calor extremo causa estresse térmico no corpo, o que ameaça a saúde e o bem-estar também de mulheres grávidas. Os resultados são desnutrição infantil e maior vulnerabilidade a doenças infecciosas, como malária e dengue.

E, aproveitando a proximidade das eleições, o Unicef pede aos candidatos que se comprometam a preparar as cidades para enfrentar e lidar com as mudanças climáticas, com foco especial nas necessidades e vulnerabilidades dos menores.

A agência das Nações Unidas sugere, ainda, a adaptação de serviços públicos, de infraestrutura e comunidades para resistirem a seus efeitos.

Postagens relacionadas

UNAERP – Processo seletivo 2020

Redação 1

Legislativo deve ter menos candidatos 

Redação 2

BOM PRATO – Restaurante será na Capitão Pereira Lago

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com