Tribuna Ribeirão
DestaqueTurismo

Santana do Parnaíba, uma das cidades mais antigas do Brasil 

Cidade é considerada um patrimônio histórico do Brasil devido à sua rica história, arquitetura colonial, cultura e conjunto arquitetônico preservado 

Monumento aos Bandeirantes - Localizada na entrada principal da cidade, com o objetivo de resgatar sua origem e história, a atração retrata a saga bandeirista promovendo a fusão entre o passado e o futuro (Sergio Luiz Jorge - Expressão Studio )

Na edição de domingo passado, dia 15 de setembro, trouxemos os atrativos de uma das cidades que integram o Roteiro do Bandeirantes. Araçariguama foi o destaque da vez. Hoje, vamos apresentar um pouco da história de Santana do Parnaíba. Ressaltando que o esse roteiro envolve ainda outros sete municípios: Cabreúva, Itu, Pirapora do Bom Jesus, Porto Feliz, Salto, São Roque e Tietê, perfazendo um total de 720 mil habitantes. 

Santana de Parnaíba fica localizada na Zona Oeste da Região Metropolitana de São Paulo. Fundada por Susana Dias em 1580, nas adjacências do Rio Tietê, é uma das cidades mais antigas do estado e do Brasil, sendo berço das expedições e dos Bandeirantes no país. É considerada um patrimônio histórico do Brasil devido à sua rica história, arquitetura colonial, cultura e conjunto arquitetônico preservado. 

Santana de Parnaíba e seu Centro Histórico são conhecidos pela sua arquitetura colonial portuguesa, com casas, sobrados, casarões, igrejas e monumentos históricos (muitos dos quais erguidos a taipa de pilão e pau a pique) que datam do século XVII até o século XIX.  

A cidade possui o único conjunto arquitetônico de origem colonial preservado da região metropolitana e um dos maiores do estado. Sua riqueza e diversidade de construções coloniais garantiram-lhe reconhecimento por parte do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que tombaram o Centro Histórico, com suas mais de 209 edificações. 

Santana de Parnaíba é um importante polo turístico, atraindo público em diferentes áreas, principalmente o turismo histórico e religioso, e devido às suas festas tradicionais, como o Carnaval, Drama da Paixão, o segundo maior do país, o Encontro de Antigomobilismo, a Festa do Cururuquara e o Natal de Luz, que recebe 100 mil visitantes. 

Outra curiosidade, foi a pioneira na geração de energia elétrica com a construção da Barragem Edgard de Souza, primeira usina hidrelétrica da empresa canadense “Light” no Brasil. 

 

 

Postagens relacionadas

Série de denúncias não preocupa Luiz Marinho

Redação 1

Ex-presidente do Comercial, Mário Ricci morre aos 100 anos

Redação 8

Motociclista morre em acidente na Paschoal Innecchi

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com