Tribuna Ribeirão
Cultura

Abertas inscrições para Oficina de Processo de Pesquisa Criativa

A Oficina de processo de pesquisa criativa tem o objetivo de pesquisar as possibilidades de montagens de um espetáculo cênico, a partir do texto e música inéditos – “Ópera dos Larápios”, de Edmundo Rapanti e Caio Padilha, especialmente compostos para esta oficina.

A proposta e produção é da Quartim de Moraes Produções Artísticas, que conta com o financiamento do Edital da LPG, Ministério da Cultura – Gov.Br, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e apoio da RP Capital –XP.                                                                                                                                                                                                                                                                                                           “A obra teatral trata da colonização do Brasil, que teve início oficial em 1500, quando Pedro Álvares Cabral chegou ao território. Inicialmente, os portugueses estavam mais voltados para a busca de especiarias e riquezas do Oriente, mas logo reconheceram o imenso potencial do Brasil, especialmente no cultivo da cana-de-açúcar.

Esse processo de colonização foi caracterizado por uma relação complexa e a maior parte das vezes desumana com os povos indígenas que já habitavam a região. A terra começou a ser explorada, mas não sem resistência por parte dos nativos. Para expandir a colonização, os portugueses trouxeram negros escravizados da África, forçando-os a trabalhar nas plantações. Isso levou ao crescimento das atividades econômicas, incluindo a mineração de ouro e diamantes, que atraiu ainda mais colonos em busca de riqueza. “A dramaturgia relata as agruras não só desta época, como até os dias e hoje, e reflete as ações e as consequências sociais e culturais decorrentes desse modelo de colonização”, revela a produtora Mariangela Quartim.

 A Oficina, composta por quatro disciplinas específicas, será conduzida por meio de aulas práticas que envolvem pesquisa e leitura de textos dramatúrgicos, com ênfase na montagem de um espetáculo, sob a Coordenação Artística de Miriam Fontana, que comenta, “O objetivo é destacar o processo de criação teatral, assegurando que as disciplinas ministradas contribuam de maneira significativa para a construção da montagem.”

Programação Geral

Contextualização histórica aula inaugural – Prof. (José Carlos Pereira) Jotacê – Formado em História (FAFICLE) – Jales SP – 1984 e Pedagogia (FAFICLE) – Jales SP – 1986 –  Dia 30 de setembro de 2024

Turma 1 Pesquisa Montagem Teatral – 3.ª feiras e 6.ª feiras – Miriam Fontana –  atriz, diretora, contadora de histórias, produtora cultural, com formação acadêmica nos cursos de Pedagogia e Artes Cênicas pela UNICAMP.

Turma 2 Pesquisa Música — 3.ªfeiras e 6.ª feiras –  Fábio Evangelista – ator, diretor, músico, compositor é formado na faculdade de música pela UNICAMP.

Turma 3 Pesquisa Canto Coral -2.ª feiras e 6.ª feiras – Priscila Cubero –   preparação vocal e direção musical Bacharelada em canto e arte lírica pela USP-RP

Participação Zezé Cherubini, colaboração no pensar em figurino –  figurinista e costureira criativa.

 

Horário: 19h às 21h.

Local: Centro Cultural Palace – Rua Álvares Cabral, 322 – Centro, Ribeirão Preto

Oficina gratuita; Certificação para quem obtiver 85% de frequência; a escolha, por pessoas, poderá ser de apenas uma disciplina;

Inscrições abertas:

Pelo formulário https://forms.gle/WSJpVPXep6dkXsCy8

Inscrição oral: (16) 99221-6294

@operadoslarapios

Postagens relacionadas

Designer mineiro de ‘Animais Fantásticos’ torce por filme no Brasil

Redação 1

Prêmio Recall 2021 tem inscrições prorrogadas até 15 de outubro

Redação

Gêmeos farão nova live solidária

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com