Tribuna Ribeirão
Artigos

A educação revigorada 

Duarte Nogueira * 
[email protected] 
 
Ao longo dos nossos dois mandatos, uma das nossas principais preocupações foi com a melhoria da educação em toda a rede municipal. Adotamos ações incontestes que estão presentes em todas as unidades existentes e as que estão em construção também serão dotadas com todos os recursos destinados às demais, para que tenhamos uma estrutura uniforme e que atenda os alunos com o máximo em qualidade, em ambientes adequados. É um caminho para que todos tenham acesso facilitado a outros níveis de aprendizado, na continuação de suas vidas escolares. 
 
Desde o início de nossas gestões, quando não havia uniformes para entregar e nem licitação para aquisição em tempo hábil, estamos buscando aperfeiçoar o aprendizado, a qualidade das escolas e a oferta de recursos para que os alunos aprendam sem obstáculos. Se no início de 2017 não havia nem material didático, hoje temos o orgulho e a alegria de entregar até uniforme de inverno para os alunos. Pela primeira vez na Secretaria Municipal da Educação, entregamos os abrigos no ano passado, medida que repetimos neste ano, com a distribuição de 48.500 abrigos e investimento de R$ 5,2 milhões. 
 
Temos que nos preocupar também com o bem-estar dos nossos pequenos alunos. É essencial que as crianças estejam protegidas e confortáveis para que possam desenvolver bem suas atividades escolares e aprender com eficiência desde cedo. No outro lado, oferecemos conforto também nos dias mais quentes, com escolas equipadas com ar condicionado. Investimos no reverdejamento das unidades, para melhorar a qualidade do ar nas proximidades e mostrar aos alunos a importância de edificações que respeitam o meio ambiente. 
 
Em termos de estrutura, planejamos e construímos escolas novas, com um projeto de expansão que contempla 25 novas unidades escolares, das quais 18 já entregues. São escolas modernas, com novos conceitos e adequadas ao bom ensino. Pela primeira vez em sua história Ribeirão Preto ganha tantas escolas em tão pouco tempo. O objetivo é zerar a fila por vagas e atender a toda demanda que a cidade tem. E conseguimos fazer porque levamos a sério a palavra austeridade, com licitações transparentes, compras melhores e economia de recursos. 
 
Conquistamos melhor estrutura e espaços mais adequados, ao mesmo tempo em que melhoramos também o ensino. Com a pandemia de covid-19, por mais que nos esforçamos para oferecer conteúdos de forma remota, houve perdas inquestionáveis no ensino. Para mitigar esse prejuízo, ampliamos o período de aulas da rede municipal, aumentando a oferta de aprendizado, com uma aula a mais por dia, de cinco para seis. A recuperação é difícil, porque a pandemia não provocou apenas o afastamento das aulas presenciais, mas também deixou marcas em todos nós. 
 
Após o retorno às aulas, designamos mais um professor por sala para alunos do do 1º ao 4º ano do ensino fundamental, e incluímos a língua inglesa para esta classe de estudantes. Adotamos o método Cambridge para as aulas de inglês, com significativa melhoria no conteúdo. Assim, aperfeiçoamos o atendimento e o ensino desde os primeiros anos, com o objetivo de melhor preparar quem estuda em nossa rede municipal. 
 
Os investimentos em educação incluem a constante contratação e preparação continuada de professores, porque buscamos a melhor preparação de quem amanhã vai buscar oportunidades de trabalho em um mercado cada vez mais competitivo. Queremos nossos alunos entre os melhores nas seleções das empresas contratantes, para que possam contribuir de forma efetiva com o desenvolvimento econômico e social de nosso país. 
 
* Prefeito de Ribeirão Preto   

Postagens relacionadas

Natal de verdade!

Redação 1

Ensino integral para melhorar o país  

Redação 2

Advento é tempo de alegria!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com