Por: Adalberto Luque
Um homem foi preso, no final da tarde desta terça-feira (10), ao ser flagrado ateando fogo em uma área de canavial. A prisão ocorreu na zona Rural de São Carlos, distante 100 km de Ribeirão Preto.
Segundo o delegado João Fernando Baptista, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de São Carlos, o homem teria sido visto por funcionários de uma usina da cidade ateando fogo em um canavial. Os funcionários teriam acionado a Guarda Civil Municipal e tentaram abordar o incendiário, que estava com um HB-20 branco.
Ele fugiu em alta velocidade pela Rodovia Washington Luís (SP-310), sendo acompanhado pelos seguranças da usina e por uma viatura da GCM. Entrou em São Carlos também em alta velocidade e conseguiu despistar seus perseguidores.
A DIG foi acionada e obteve a informação de que um carro com as mesmas características estava rodando em uma estrada de terra que liga São Carlos a Brotas, próximo à Represa do Broa. Os policiais fizeram um cerco e conseguiram prender o suspeito.
Ele foi levado para a sede da DIG São Carlos, onde confessou ter ateado fogo no canavial da usina. Também confessou ter incendiado uma área de preservação ao lado do Condomínio Villeneuve, em São Carlos. A DIG vinha investigando o homem há cerca de um mês e ele admitiu que nos últimos três dias vinha ateando fogo em diversas fazendas na área rural da cidade.
O homem é geólogo e ex-funcionário da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Com ele os policiais apreenderam dois isqueiros, 13 pedras de crack e cinco porções de maconha, além do celular e do veículo. “Ele disse que agiu por impulso, disse que tinha vontade de atear fogo em canaviais”, revelou o delegado. O homem foi preso em flagrante. Encaminhado para uma unidade prisional, ficou à disposição da Justiça.