Tribuna Ribeirão
DestaquePolícia

Força-tarefa fecha desmanches em RP

Ação reuniu policiais civis, militares e agentes do Detran-SP no âmbito da quinta etapa da Operação Bródio

Sete desmanches foram fiscalizados nos dois dias da quinta fase da Operação Bródio (Foto: DEIC/Divulgação)

Uma força-tarefa fiscalizou sete desmanches, entre segunda (9) e esta terça-feira, 10 de setembro, no âmbito da quinta etapa da Operação Bródio. Participaram 85 agentes das Polícias Civil e Polícia Militar e dez técnicos do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Doze foram visitados no total.

Os sete estabelecimentos fiscalizados são cadastrados junto ao órgão de trânsito. Os agentes lacraram cinco desmanches nos dois dias, instauraram dois inquéritos – um por dano ambiental e contra as relações de consumo e outro contra as relações de consumo e organização criminosa – e prenderam um suspeito em flagrante por receptação de parte de veículo furtado.

Duas pessoas foram presas durante a operação (Foto: DEIC/Divulgação)

Participam da Operação Bródio agentes das delegacias especializadas da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) do Departamento de Polícia Judiciária do interior Três (Deinter-3), da Polícia Civil, e os 3o e 51o Batalhões de Polícia Militar do Interior (BPMI), ligados ao Comando de Policiamento Militar do Interior Três (CMPI-3), da PM.

O objetivo da Operação Bródio é reduzir os índices de criminalidade, sobretudo de furto, roubo e receptação de veículos e peças fruto de atividades ilícitas em Ribeirão Preto. É realizada em caráter permanente. Também pretende identificar organizações criminosas e combater crime contra as relações de consumo e crime ambiental.

Desde abril, a Operação Bródio já lacrou 18 desmanches, cinco somente nesta última fase (Foto: DEIC/Divulgação)

A medida também serve para fiscalizar o respeito ao protocolo de descarte de peças ou parte de peças de veículos desmontadas identificadas como produto de crime, por meio de compactação industrial da sucata, mediante ordem judicial, identificar comerciantes que atuam à margem da lei e prestigiar e orientar o comércio lícito de autopeças usadas.

Segundo dados da Deic, entre a primeira fase da Operação Bródio, em abril, e a quinta fase realizada nesta semana, foram vistoriados e investigados 57 alvos. Dezoito foram lacrados administrativamente e doze acabaram interditados. Além disso, 41 pessoas físicas e jurídicas foram autuadas administrativamente por irregularidades.

Foram expedidos dez autos de prisão em flagrante por crime contra relações de consumo e crime ambiental, receptação qualificada e adulteração de sinal identificador de veículo. Quem quiser denunciar pode usar o o protocolo Disque Denúncia WhatsApp da Polícia Civil de Ribeirão Preto, pelos números 16-99181-7603 (1a DIG Deic); 16-98142-9308 (2a Dise); e 16-99148-1544 (3a DHPP).

Postagens relacionadas

Ministério revisa dados da dengue  

Redação 2

RP é a 20ª em competitividade

Redação 1

Três bombeiros morrem após desabamento em gruta de SP; 6 estão desaparecidos

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com