Por: Adalberto Luque
Moradores do Condomínio Jardim Eldorado, no Jardim Ouro Branco, zona Leste da cidade, registraram o fogo que chegou bem perto das casas. O fogo atingiu a região da Fazenda da Barra, também na zona Leste, e se espalhou.
Segundo José Penna, síndico do condomínio, o incêndio na região começou na noite deste domingo (1), quando iniciou do outro lado da mata. que é área de preservação. “Acordamos na segunda-feira próximo de nosso muro, ao fundo das chácaras. Chamamos os bombeiros, fui ajudar e todos os que moram no fundo dessa mata se mobilizaram para jogar água e não pegar fogo próximo da casa deles”, relata.
As chamas persistiram durante segunda-feira (2) e terça-feira (3). De acordo com Penna, na manhã desta quarta-feira (4) o fogo diminuiu. Ele conta que havia muita fumaça saindo do local onde ocorreu o incêndio, mas que aparentemente está controlado. “Só a fumaça que está aqui em todo o condomínio”, lamenta.
Na manhã desta quarta-feira, a Defesa Civil divulgou nota informando que há oito municípios com focos ativos de incêndio, quatro dos quais na região: Ribeirão Preto, Altinópolis, Luiz Antônio e São Simão. Nestas duas últimas cidades, o fogo atingiu uma área próximo à Prainha de São Simão, se estendendo até Luiz Antônio.
A Polícia Civil tem investigado possíveis ações criminosas. Em todo o Estado, 11 pessoas foram presas acusadas de incêndios criminosos, dos quais, quatro são de cidades de região: dois de Batatais e dois de Franca. Além disso, dois homens de Porto Ferreira foram multados por acender uma fogueira para queimar galhos secos.