Por: Adalberto Luque
Um bebê de três meses morreu, na manhã do sábado (31). A suspeita é que a menina tenha se engasgado com leite materno. O caso ocorreu em uma residência no Jardim Orestes Lopes de Camargo, zona Norte de Ribeirão Preto.
De acordo com o Boletim de Ocorrência (B.O.), a mãe teria acordado por volta de 06h30 para amamentar a filha. Depois as duas teriam adormecido antes que o bebê fosse colocado para arrotar – prática comum após a amamentação.
Por volta de 09h30, a mãe percebeu que a criança não respirava e correu até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Adelino Simioni. Ela teria chegado ao local e a criança estava sem pulso.
A equipe médica realizou manobras de ressuscitação, mas a menina não reagiu. A suspeita é que a criança tenha se engasgado com o leite materno, o que teria causado sua morte. A ocorrência foi registrada na Central de Polícia Judiciária (CPJ), no Centro de Ribeirão Preto como morte suspeita, sem causa determinante aparente. A Polícia Civil vai apurar o caso.
Segunda morte
Este foi o segundo caso de bebê morto por suspeita de engasgamento em uma semana, na mesma UPA. No domingo (25 de agosto), uma menina de quatro meses chegou à UPA do Simioni sem vida. De acordo com o B.O., a equipe médica também realizou, sem sucesso, manobras de ressuscitação. Ainda no boletim, consta que havia um grande fluxo de leite nas vias aéreas.