Diante do alerta da Defesa Civil, indicando aumento na temperatura para os próximos dias, baixa umidade relativa do ar e risco de incêndio na região de Ribeirão Preto, a Saerp (Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto) emitiu um alerta à população para o uso da água de forma consciente, evitando desperdício, auxiliando na preservação do recurso e na garantia do abastecimento a todos.
No comunicado a secretaria afirma que todas as equipes da pasta estão trabalhando a fim de garantir o bom funcionamento do sistema de abastecimento a toda população, aumentando a produção e implantando novas redes e reservatórios para melhorar a reservação e distribuição de água.
No entanto, devido ao aumento no consumo de água pela população, apesar dos esforços da secretaria, pontos mais altos podem sofrer com intermitências no abastecimento nos horários de pico. Por isso a Saerp diz que é imprescindível que os imóveis possuam caixas d’água com capacidade de reservação de no mínimo mil litros, ligadas às principais torneiras e pontos de água dos imóveis, como banheiros e cozinha, o que irá assegurar o abastecimento em períodos de alto consumo.
A pasta também orienta, que principalmente durante a seca, é essencial adotar medidas como: utilizar a água da máquina de lavar roupas para realizar limpezas no geral; fechar torneiras e chuveiros ao escovar os dentes e se ensaboar durante o banho; substituir a mangueira pela vassoura, para varrer; utilizar regadores para aguar plantas; utilizar baldes para lavar automóveis; utilizar a máquina de lavar roupa cheia, diminuindo a quantidade de lavagens.