Por: Adalberto Luque
Um homem de 35 anos fugiu, no início da tarde desta quarta-feira (28), da Delegacia da Polícia Federal em Ribeirão Preto. Ele estava no prédio, localizado no Jardim Canadá, zona Sul de Ribeirão Preto, prestando depoimento.
Eric Matheus de Oliveira Arantes tinha sido preso com uma carga de cigarros contrabandeados do Paraguai. Ele estava acompanhado de seu advogado, sendo interrogado pelos policiais federais. No momento do interrogatório, ele não usava algemas, por conta de uma determinação do STF.
Após o término do depoimento, Arantes, que não usava algemas, pulou de uma janela do primeiro andar do prédio e correu em direção à Avenida José Adolfo Bianco Molina. Ao lado do prédio da PF, havia várias motos estacionadas. Ele subiu em uma delas, apanhou um capacete, seguiu em direção à Avenida Presidente Vargas e tomou rumo ignorado.
O advogado de defesa, Paulo Marzola, disse que o depoimento havia acabado e que ele não presenciou a fuga. “Depois fiquei sabendo que ele montou em uma moto, parece que deram um capacete para ele e ele fugiu”, informou.
A Polícia Federal divulgou uma nota informando o ocorrido. Leia a nota na íntegra, a seguir.
“Na data de ontem, 28 de agosto de 2024, foi apresentada ocorrência policial na Policia Federal sobre contrabando de cigarros, tendo sido preso um indivíduo.
Durante a lavratura do auto de prisão em flagrante, contando com a presença do advogado, ao término o preso subitamente pulou uma janela da sala no primeiro andar e empreendeu fuga com auxílio de familiares.
Foram tomadas todas as providências jurídicas necessárias, respeitando-se, inclusive, a Súmula Vinculante 11, do STF, que prevê restrições ao uso de algemas, uma vez que o conduzido estava calmo e colaborativo.
A Polícia Federal já está tomando todas as medidas necessárias para a localização e captura do preso e instauração de inquérito policial para a apuração da conduta dos familiares.”