Por: Adalberto Luque
O Exército começa a usar, na tarde desta segunda-feira (26), um avião de grande porte e dois helicópteros no combate aos incêndios que vêm ocorrendo na região. O avião KC-390 e os helicópteros Pantera já estão no Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto.
A aeronave deve ser empregada na região de Franca, divisa com Minas Gerais, onde foram registrados os últimos focos ainda ativos na região. O KC-390 tem capacidade para despejar 12 mil litros de água, com o uso de tecnologia, otimizando o trabalho de combate e extinção de incêndios.
Os dois helicópteros também transportam uma boa quantidade de água. As ações foram definidas após sobrevoo em toda a região e em planejamento conjunto com o Corpo de Bombeiros. Além disso, serão empregadas equipes em terra, que também vão atuar no combate às chamas. O Exército divulgou que a expectativa é extinguir os focos ativos ainda nesta segunda-feira.
E caso surjam outros eventuais focos, a aeronave pode chegar rapidamente ao novo local e atuar para extinguir antes que o incêndio ganhe maiores proporções. As aeronaves devem permanecer em Ribeirão Preto no decorrer da semana.