Por Hugo Luque
O Comercial abre a disputa das oitavas de final da Copa Paulista neste sábado, às 16h, no Estádio Palma Travassos, contra o Primavera. Para o jogo de ida, o Leão do Norte poderá contar com reforços.
O atacante João Marcos foi anunciado e apresentado sexta-feira, na Joia, e caso apareça a tempo no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, estará à disposição para estrear. Além dele, o meio-campista Roberto Baggio e o atacante Raphael Macena, que retornou ao clube após dez anos, também estão liberados.
João vêm do Santo André, onde disputava a Série D do Campeonato Brasileiro. O ponta é um velho conhecido da torcida comercialina e passou pela equipe em 2019. Foram dois gols em 12 jogos na Série A3 do Paulista.
Autor de cinco tentos e uma assistência em 14 partidas no Brasileiro com a camisa do Ramalhão, começou o ano no Marília. Aos 27 anos, o mineiro de Uberlândia também atuou por Olímpia, Votuporanguense, Atlético Itajaí, Santa Cruz, ABC, Pouso Alegre e Retrô-PE.
Campanhas
Terceiro colocado do Grupo 2, o Bafo encerrou a fase inicial na 13ª colocação geral. O Comercial ficou atrás de Monte Azul e Francana na chave, mas conseguiu a classificação pela primeira vez na competição desde 2020. A campanha até aqui tem duas vitórias, quatro empates e duas derrotas.
Já o Primavera foi líder do Grupo 4 e teve o quarto melhor desempenho geral na fase anterior, atrás apenas de Monte Azul, XV de Jaú e Taquaritinga. O Fantasma da Ituana soma cinco triunfos, dois empates e apenas um revés, na primeira rodada, quando foi batido por 1 a 0 pelo Rio Branco.
A rivalidade entre Alvinegro e Tricolor aumentou recentemente. Nos últimos dez anos, os clubes se enfrentaram dez vezes, com dois embates eliminatórios. Na final da Segunda Divisão do Paulista de 2018, o Leão vencia por 1 a 0 e tinha o troféu nas mãos quando sofreu dois gols em dois minutos, já nos acréscimos, e foi vice do Primavera.
Em 2020, contudo, veio a revanche. Justamente nas oitavas da Copa Paulista, os comercialinos venceram a partida de volta, no Palma Travassos, por 3 a 1, e após o empate sem gols na ida, avançaram às quartas.
Nesta temporada, o duelo foi válido pela sétima rodada da Série A2 do Campeonato Paulista. Na Joia, empate sem gols.
Escalação
Suspenso na última rodada da fase de grupos, o zagueiro Guilherme Teixeira está liberado para voltar ao time titular. Já o centroavante Wendel, contundido, não joga nas oitavas de final e pode até mesmo perder as quartas, caso o Comercial passe.
O atacante Adriano Luiz, por sua vez, é dúvida, assim como o meia Emerson Silva, o lateral-esquerdo Yan e o goleiro Marcos. Já o meia Emerson Muller, o lateral-direito Carlinhos e o volante Ninho, poupados na derrota por 2 a 1 para o Monte Azul, devem retornar. Os dois últimos estavam pendurados, mas os cartões foram zerados para o mata-mata.
Um provável time titular tem: Marcos (Eduardo); Carlinhos, Guilherme Teixeira, Luciano e Italo; Ninho, Emerson Muller e Roberto Baggio (Tenner); Gustavo Henrique, Danielzinho e Valdo Bacabal (Macena).