Tribuna Ribeirão
DestaquePolícia

Criminalidade recua em Ribeirão Preto 

  Apenas os furtos de veículos e furtos em geral não tiveram queda na cidade, neste primeiro semestre de 2024; nos bairros, todavia, há caso de aumento 290% nos registros 

Desmanches e ferros-velhos foram alvos de operações no combate à receptação, o que pode ter influenciado na queda de índices de criminalidade   (DEIC/Divulgação) 

Por Adalberto Luque 

Uma das metas mais divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) é reduzir a criminalidade no Estado de São Paulo. E através da intensificação de ações no combate ao crime, os índices estatísticos da SSP tiveram queda em quase todas as modalidades no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023. 

A maior redução ficou por conta do roubo de veículos, isto é, quando por uso de força ou por ameaça com arma, o carro é levado de seu dono. Nos seis primeiros meses de 2023 foram 215 ocorrências. De janeiro a junho de 2024 foram 102 casos, queda de 52,6%. 

Nos roubos em geral, a queda foi de 24,3%. No primeiro semestre do ano passado foram 1.324 ocorrências, contra 1.002 neste ano. Estupro de vulneráveis apresentaram queda de 28,3% nos casos. Latrocínios caíram 50% e homicídios ficaram no mesmo patamar: 19 vítimas em cada um dos anos.  

Mas os furtos ainda resistiram, embora tenham recuado bastante. De janeiro a junho de 2023 foram 4.869 furtos, contra 4.988 no mesmo período deste ano. Um aumento de 2,5%. Já o furto de veículos aumentou 4,5% saltando de 680 de janeiro a junho do ano passado para 711 neste ano.  

Juntando as duas modalidades de furto, a média em 2024 foi de 31 casos por dia. Um furto foi praticado a cada 46 minutos neste ano. O que indica a migração dos criminosos – que deixam de se arriscar e pegar penas maiores para praticar furtos, que têm penas mais leves e maiores chances de não serem reconhecidos pelas vítimas. 

Produtividade 

Paralelamente aos índices estatísticos de várias modalidades criminosas, a SSP também disponibiliza os números de produtividade obtidos pelas Polícias Civil e Militar. 

Esses dados reformam a queda de criminalidade. Todos os tipos de prisão tiveram aumento nos seis primeiros meses de 2024, comparativamente ao mesmo período de 2023. Foram 2.882 prisões. 

Segundo a SSP, foram registrados 1.263 flagrantes, um número 50,8% maior que no ano anterior. O número de menores apreendidos em flagrante aumentou incríveis 201,7% em 2024. Da mesma forma, o número de presos em flagrante apresentou alta de 47,5%. As prisões por mandado cresceram 14,6%. 

As ocorrências de tráfico subiram 49,6% e os Inquéritos Policiais aumentaram 11,4%. A apreensão de armas de fogo registrou alta de 44,8%. Apenas o número de veículos recuperados foi menor em 2024: queda de 13,4%.  

Para chegar a esse patamar, várias ações das Polícias Civil e Militar, feitas de forma individual ou em conjunto, foram realizadas em 2024. Uma das mais produtivas foi a Operação Bródio, onde policiais civis e militares, junto com agentes do Detran-SP percorrem lojas de autopeças usadas, os populares desmanches, em busca de irregularidades.  

Quase 20 desmanches foram lacrados ou fechados durante 2024. Quadrilhas especializadas no furto e roubo de veículos foram combatidas. Criminosos especializados em furtar ou roubar caminhonetes de luxo foram presos, ocasionando queda nos crimes praticados contra os donos deste tipo de veículo. 

DEIC 

“Mais de 200 kg de cocaína pura apreendidos em uma única operação é histórico”, revela o diretor da DEIC, Kleber de Oliveira Granja  
( Alfredo Risk) 

Na esteira de reduzir índices de criminalidade, a Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) divulgou, no dia 5 de agosto, os resultados obtidos por suas seis delegacias especializadas: Delegacia de Investigações Gerais (DIG); Delegacia de Investigações Sobre Entorpecente (DISE); Delegacia de Homicídios; Setor de Enfrentamento aos Crimes de Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro (Seccold); Grupo de Operações Especiais (GOE) e Assistência Policial/Escritório de Inteligência Policial/Laboratório (AFIS). 

Mais de 1,5 toneladas de drogas foram apreendidas apenas por agentes da DEIC, entre 1º de janeiro a 31 de julho de 2024. Além disso, foram concluídos 498 inquéritos nestes 182 dias do primeiro semestre de 2024. Outros 525 novos inquéritos foram instaurados. 

Através de investigações, os policiais da DEIC efetuaram 403 prisões por mandado de segurança e outras 145 em flagrante. E 499 casos de autoria até então desconhecida foram esclarecidos em 2024. A DEIC identificou 29 impressões digitais e realizou média de 45 operações de inteligência por mês. 

“[Houve] aumento no número de esclarecimento e materialidade de crimes graves de autoria então desconhecida; redução dos índices de furtos e roubos de veículos em comparativo com o mesmo período de 2023, algo em torno de 42%”, observa o diretor da DEIC, delegado Kleber de Oliveira Granja. 

“Número histórico de mais de 200 quilos de cocaína pura apreendidos numa única operação da Polícia Civil de São Paulo; número histórico de 27 autos de prisão em flagrante delito registrados no mês; número histórico de 74 prisões realizadas no mês de julho de 2024, passados por audiência de custódia vinculados à prática de crimes de relevância e repercussão, em sua grande maioria hediondos”, acrescenta. 

Nem tudo são flores 

Se os números da cidade são favoráveis, comparativamente com 2023, o mesmo não se pode afirmar em relação às regiões da cidade individualizadas de acordo com a área de atuação de cada um dos oito Distritos Policiais de Ribeirão Preto. 

Embora os resultados nas delegacias também sejam, em grande parte, dignos de otimismo, há casos específicos que preocupam. Numa análise apenas dos crimes contra o patrimônio (furtos e roubos em geral e furtos e roubos de veículos) é possível ter uma análise detalhada da criminalidade pelas ruas de Ribeirão Preto. 

1º DP – Atendendo a região central, a delegacia registrou o mesmo número de roubos de veículos nos seis primeiros meses de 2023 e de 2024. Foram dois em cada. Os roubos em geral tiveram queda de 20,9% em 2024. Já os furtos em geral e furtos de veículo tiveram altas de 4% e 2,2%, respectivamente, em 2024. 

2º DP – A delegacia que atende a região dos Campos Elíseos foi recordista de casos de furtos em geral nos anos de 2022 e 2023. Nos seis primeiros meses de 2024, no entanto, houve redução de 15,9% nestes casos. O mesmo ocorreu com roubos em geral e roubos de veículos, com redução de 14,1% e 60,7%, respectivamente, nos seis primeiros meses do ano. Por outro lado, os furtos de veículo aumentaram 15,9%. 

3º DP – A delegacia da Vila Tibério e região registrou baixa nos dois indicadores de roubo: 17,8% no geral e 11% nos roubos de veículos. Mas teve alta de 17,1% nos furtos em geral e 1,3% nos furtos de veículos. 

4º DP – Atendendo a zona Sul da cidade, foi a delegacia com melhor desempenho nas quedas. Os quatro indicadores apresentaram retração: 40,4% menos roubos, 25% menos roubo de veículos, 6,4% de baixa nos furtos em geral e 10,5% nos furtos de veículos (a delegacia era uma das que mais casos de furto e roubo de veículos registrava). 

5º DP – Responsável pelos bairros da zona Norte, a partir do Ipiranga, a delegacia teve 32,8% de queda nos roubos em geral e 55,8% nos roubos de veículos. Também teve queda de 16% nos furtos de veículos, mas apresentou alta de 22,4% nos furtos em geral. 

6º DP – A área da Vila Virgínia e imediações, a exemplo da zona Sul, também apresentou redução nos quatro índices. Foram 25,4% menos casos de roubos em geral, 61,9% de roubos de veículo, 5% de furtos em geral e 4,2% menos furtos de veículo. 

7º DP – Há alguns anos a região de Bonfim Paulista deixou de ter ares de cidade pequena e passou a ser uma área com criminalidade crescente, ligando o sinal de alerta na população. A delegacia teve quedas de 60% nos roubos de veículos e 1,6% nos furtos em geral. Mas registrou alta de 5,5% nos roubos em geral e absurdos 290% a mais no número de furtos de veículos. No primeiro semestre de 2023 foram 10 furtos, contra 39 veículos levados de janeiro a junho de 2024. 

8º DP – Reportando a região do Jardim Paulista e zona Leste, a delegacia teve quedas de 24,7% nos roubos em geral e de 80% nos roubos de veículo. Em compensação, viu aumentar em 21,9% os furtos em geral e 19,7% os furtos de veículos. 

Assim que as Polícias Civil e Militar intensificaram ainda mais o combate à receptação, os resultados apareceram. Mas como os criminosos vivem em constante evolução, nunca é demais redobrar os cuidados para não fazer parte das estatísticas. 

 SSP destaca combate à receptação 

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo divulgou nota avaliando os resultados. “A SSP segue empenhada no combate à criminalidade em todo o estado, incluindo o município de Ribeirão Preto. O policiamento segue intensificado, assim como o trabalho de investigação, principalmente em ferros-velhos e lojas de venda de produtos usados, a fim de combater os crimes patrimoniais e identificar receptadores. Com isso, os roubos de veículos apresentaram queda de 52,6% no primeiro semestre de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023. Ainda, 2.882 infratores foram presos e apreendidos (aumento de 34,3%) e 126 armas de fogo ilegais foram retiradas das ruas (alta de 44,8%).” 

 

Postagens relacionadas

Tania Bulhões expande no segmento de perfumaria pessoal

Redação 2

Prefeitura desiste da revisão da PGV

Redação 1

SANTA LYDIA – Concurso será neste domingo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com