Tribuna Ribeirão
DestaqueEducação

Altinópolis obtém nota 7,0 no IDEB

Município saltou 0,9 pontos em relação a 2021 (Divulgação)
O índice é um importante indicador para os investimentos das políticas públicas na qualidade da educação (Divulgação)

A Secretaria municipal de Educação de Altinópolis comemora o crescimento no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- dos estudantes do município. Os resultados foram divulgados no início desta semana.

Apesar do período de pandemia enfrentado por conta do COVID, onde as escolas tiveram que “recriar” os métodos de ensino (à distância), onde o próprio IDEB manteve as metas do ano de 2021 para este ano de 2023, Altinópolis deu um salto e passou de 6,1 em 2021 para 7,0 no ano de 2023, ou seja, um aumento de nove pontos nos resultados. A cidade nunca havia obtido um avanço tão expressivo desde a criação do Índice em 2007.

Índice – Avaliado bienalmente, ou seja, ocorre de dois em dois anos, o IDEB tem por objetivo pontuar e classificar o desempenho escolar na rede pública de ensino de todos os municípios do País. Ele é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Saeb) e no fluxo escolar (taxa de aprovação).  O indicador de aprendizado varia de 0 até 10 e quanto maior, melhor. Esse índice é um importante indicador para os investimentos das políticas públicas na qualidade da Educação.

A secretária municipal de Educação de Altinópolis, Elaine Aparecida da Silva, destaca a importância do índice alcançado, salientando a participação fundamental dos professores e equipes multidisciplinares, bem como a parceria com o Sistema de Ensino FTD, implantado na rede municipal de ensino.

“Essa conquista foi resultado de intenso trabalho realizado por todos os profissionais da educação juntamente com apoio das famílias dos alunos. A Secretaria da Educação em parceria com Sistema de Ensino FTD – Educação, vem ao logo dos anos investindo longas formações continuadas aos professores, estudos e planejamentos com planos de ações para atenção especial aos alunos com defasagem de conteúdos e dificuldades de aprendizagem, principalmente impactados pelo período de Pandemia que afetou a Educação de todo país, detalha Elaine.

Para ela a administração municipal não mediu esforços no investimento, para dar maior qualidade na educação da rede pública, com objetivo de sanar as desigualdades nas aprendizagens dos alunos e promover maior equidade. “Com esse propósito e com intenso trabalho realizado pelos profissionais da rede municipal, o resultado não poderia ser outro, obtendo um dos melhores índice do estado”, finaliza.

Sistema de Ensino – Anderson W. Alves, gerente regional da FTD Educação explica que o sistema de ensino oferece material didático, com plataforma educacional, avaliação, formação de professores, de gestores, criando canais efetivos de comunicação. “O diretor da escola sabe qual página da apostila está sendo trabalhada, quando tem simulado e a rede de ensino fica mais organizada”, explica Alves. O sistema oferece também recurso digital, novos modelos de aula, e segundo Alves, isso acaba gerando um maior interesse nos alunos. “E o final desta parceria com o município é o resultado no IDEB”, comemora Alves.

 

Merenda – No mês passado, a Escola Ermelinda Rosalina Sammarco de Figueiredo, também de Altinópolis, virou assunto nacional, depois de participar da jornada Educação Alimentar e Nutricional (EAN). O trabalho foi selecionado e ganhou as páginas do livro do Governo Federal “Jornada de Educação Alimentar Nutricional”. O objetivo do trabalho era criar um canal interativo de comunicação entre a comunidade escolar da rede pública de Altinópolis e os responsáveis pela produção da alimentação escolar.

O projeto que começou o ano passado, promove ações dentro e fora da escola. Na sala de aula as crianças aprendem sobre saúde e a importância da nutrição. Depois conhecem na prática, visitando hortas, os diferentes tipos de alimentos, as características e nutrientes de cada um deles. Tudo acompanhado por nutricionistas.

Os alunos também recebem os pais e responsáveis para participarem das palestras sobre a importância da alimentação. O resultado destas ações é que o que é servido na escola, também é feito em casa, diminuindo muito as rejeições alimentares.

 

Postagens relacionadas

Princípio de incêndio atinge sala em prédio comercial na zona Sul

William Teodoro

Dupla disputa o apoio de Tarcísio de Freitas 

Redação 2

Vetada assistência a alunos diabéticos em RP

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com