Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Lista de espera do ‘Enem dos Concursos’ terá o dobro de vagas  

A prova tem mais de 2,11 milhões de candidatos inscritos que vão disputar 6.640 vagas em 21 órgãos federais: mais de 14,2 mil são de Ribeirão Preto (Raffa Neddermeyer/Ag.Br. )

São mais de 2,1 milhões de candidatos concorrendo a uma das 6.640 vagas abertas pelo Concurso Nacional Unificado (CNU). Parece pouco para tanto concorrente, mas o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) já avisou: vai formar um banco com o nome dos aprovados em lista de espera. 
 
Esse banco terá o dobro de vagas imediatas para cada um dos oito blocos. Por exemplo, no Bloco 7, serão convocados 1.748 aprovados e outros 3.496 ficam nesse banco.  No total, serão mais de 13 mil classificados nessa lista de espera, aumentando as chances de convocação. 
 
Quem não tiver nota suficiente para passar na primeira opção de cargo, mesmo que tenha nota mínima para o segundo cargo prioritário, vai continuar no banco de candidatos para a primeira opção. Pode ser chamado depois, ainda que já tenha assumido a segunda opção.  
 
As contratações poderão ser feitas a cada seis meses ou de acordo com a necessidade. E se o aprovado assumir uma vaga temporária, fica no cadastro aguardando uma vaga efetiva, sem perder a classificação. Entre os mais de 2,11 milhões de candidatos do Concurso Nacional Unificado, o “Enem dos Concursos”, cerca de 14,2 mil são de Ribeirão Preto. Essas pessoas já podem conferir o local de prova.  
 
O Cartão de Confirmação de Inscrição está disponível na Área do Candidato, mesma página em que a pessoa fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta no portal Único do governo federal, o Gov.br.  
Apesar de não ser obrigatório, o MGI recomenda levar o cartão no dia da realização da prova, em 18 de agosto. 
 
Os portões dos locais de provas serão abertos às 7h30 e fecharão às 8h30, no período matutino (horário de Brasília). No período vespertino, os portões abrirão às 13 horas e o horário de fechamento está marcado para 14 horas (horário de Brasília). 
 
No sábado (3), os Correios começaram a distribuir as provas do chamado Enem dos Concursos para mais de 228 cidades, em todos os estados brasileiros, onde serão aplicadas. Desde o adiantamento da prova, em maio, os malotes com as provas estavam armazenados em local não divulgado, por questões de segurança. 
 
Correções – O candidato pode solicitar a correção de informações do cartão de confirmação, de acordo com o que ele solicitou no ato da inscrição, mas não é possível pedir para mudar de município de realização da prova. Para solicitar correções no documento, os candidatos devem entrar em contato com a empresa aplicadora do concurso, a Fundação Cesgranrio, pelo telefone: 0800-701-2028. 
 
Concurso – O concurso unificado oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal. O certame terá, também, um banco de candidatos com mais de 13 mil candidatos classificados ficarão na lista de espera, com a possibilidade de novas convocações, inclusive para vagas temporárias que surgirem.  
 
As novas convocações para os cargos previstos neste concurso poderão ser feitas a cada seis meses ou conforme a necessidade e o fluxo de liberação e desocupação dos cargos. Os salários básicos iniciais dos aprovados variam de R$ 4.407,90 a R$ 22,9 mil, conforme o cargo. 
 
De acordo com o novo cronograma do processo seletivo, os cadernos de prova estarão disponíveis a partir das 21 horas do mesmo dia de aplicação das provas (18 de agosto). E em 20 de agosto, será feita a divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas. 
 
O resultado do certame será divulgado em 21 de novembro e, em janeiro de 2025, começam as convocações para posse dos aprovados, bem como para os cursos de formação em carreiras específicas. A comissão organizadora definiu que 228 municípios, em 26 estados e Distrito Federal, receberiam os candidatos.   
 
A escolha das cidades considerou aquelas com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ribeirão Preto está entre as escolhidas, segundo a lista oficial original. 
 

Postagens relacionadas

Larga Brasa

Redação 1

Estudo de mobilidade para obras poderá ser obrigatório 

Redação 2

Comercial projeta melhorias na iluminação do Palma Travassos  

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com