Tribuna Ribeirão
DestaquePolícia

Mais de 1,5 tonelada de drogas apreendidas pela DEIC

Além de apreensões de entorpecentes, várias armas foram recolhidas, diversas prisões efetuadas e 499 casos esclarecidos de janeiro a julho de 2024

Mais de 1,5 tonelada de drogas foram apreendidas pelos setores da DEIC (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Por: Adalberto Luque

A Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) divulgou, na noite desta segunda-feira (5) os resultados obtidos por seus seis setores integrados, de janeiro a julho de 2024. De acordo com o delegado responsável pela DEIC, Kleber de Oliveira Granja, os resultados foram muito expressivos.

Mais de 1,5 tonelada de drogas foram apreendidas de 1º de janeiro a 31 de julho de 2024. Isso coloca Ribeirão Preto entre as cidades que mais apreenderam drogas no Estado.

O resultado reúne o trabalho das seis unidades que integram a DEIC: Delegacia de Investigações Gerais (DIG); Delegacia de Investigações Sobre Entorpecente (DISE); Delegacia de Homicídios; Setor de Enfrentamento aos Crimes de Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro (Seccold); Grupo de Operações Especiais (GOE) e Assistência Policial/Escritório de Inteligência Policial/Laboratório (AFIS).

Mas os números não se resumem apenas à apreensão de drogas. De janeiro a julho a DEIC concluiu 498 inquéritos policiais e iniciou outros 525, uma média mensal de 71 e 75 inquéritos, respectivamente. Os agentes também zeraram os inquéritos remanescentes.

 

Policiais civis apreenderam dezenas de armas nos sete primeiros meses do ano (Foto: DEIC/Divulgação)

Foram 403 prisões, com 58 de média mensal. Outras 145 pessoas foram presas em flagrante. Apenas os policiais civis da DEIC apreenderam 28 armas e cumpriram 178 mandados de busca domiciliar.

Outro número de destaque é o de casos esclarecidos. Foram 499 nos sete primeiros meses de 2024. O trabalho do Laboratório de Papiloscopia conseguiu identificar 29 impressões digitais. Foram ainda realizadas 319 operações de inteligência, perfazendo uma média de 45 por mês.

Granja destacou os resultados. “[Houve] aumento no número de esclarecimento e materialidade de crimes graves de autoria então desconhecida; redução dos índices de furtos e roubos de veículos em comparativo com o mesmo período de 2023, algo em torno de 42%”, observa o diretor da DEIC.

Diversas prisões por mandado ou em flagrante foram efetuadas (Foto: DEIC/Divulgação)

O delegado também evidencia o aumento no número de inquéritos policiais instaurados e concluídos, posteriormente encaminhados à Justiça Criminal com tese de autoria. As equipes da DEIC apresentam uma média de nove apoios operacionais por mês, colaborando com investigações e prisões de alvos investigados por policiais civis de outros estados, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Alagoas, Mato Grosso, Minas Gerais, entre outros.

“Número histórico de mais de 200 quilos de cocaína pura apreendidos numa única operação da Polícia Civil de São Paulo; número histórico de 27 autos de prisão em flagrante delito registrados no mês; número histórico de 74 prisões realizadas no mês de julho de 2024, passados por audiência de custódia vinculados à prática de crimes de relevância e repercussão, em sua grande maioria hediondos”, analisa Granja.

Delegado Kleber destaca números expressivos, como 200 quilos de cocaína pura apreendidos em uma única operação da Polícia Civil do estado de São Paulo (Foto: Alfredo Risk)

Para garantir os resultados, a DEIC também manteve ações como a Operação Bródio, Operação Capturas e operações de apoio a policiais civis de outros estados em caráter mensal permanente. “A finalidade da presente metodologia busca a redução dos índices de criminalidade e respectiva melhoria da sensação de segurança junto a nossa Comunidade”, conclui o delegado.

Postagens relacionadas

Frente vai fiscalizar terceirização em RP

Redação 1

Meia Internacional de Ribeirão nos calendários da CBAt e World Atlhetics

William Teodoro

Greve perde força com liminar

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com