Por Hugo Luque
Na estreia do técnico Renato Peixe, o Comercial foi letal e bateu a Francana por 1 a 0 neste domingo, no Lanchão, pela oitava rodada da Copa Paulista. O gol, já no final do clássico regional, foi marcado por Wendel, que fez sua primeira partida desde o retorno ao Leão do Norte.
O Bafo soube sofrer e, embora não tenha criado tantas chances quanto a Veterana, mostrou que pode dar trabalho pelos lados, sobretudo em cruzamentos. O triunfo foi apenas o segundo do Alvinegro no ano e na competição, além do primeiro fora de casa desde fevereiro de 2023, mas não poderia ter vindo em melhor momento.
Com o resultado, o Comercial abriu quatro pontos de frente para o Botafogo e se consolidou na terceira colocação do Grupo 2, que dá vaga ao mata-mata. Agora, o Leão soma nove pontos, mesmo número da Francana, vice-líder, que tem um jogo a mais disputado.
O confronto marcou estreias e reestreias. Além do treinador Peixe, tiveram seus primeiros minutos o atacante Wendel, o zagueiro Luciano e o meia Tenner, todos titulares e importantes na conquista do resultado.
Na próxima rodada, o Bafo pode até mesmo garantir sua passagem antecipada à eliminatória no clássico Come-Fogo, marcado para segunda-feira da próxima semana, às 20h, no Palma Travassos.
O jogo
Logo no começo do confronto, a Francana mostrou que queria jogo. Marcos Vinícius bateu colocado e acertou a trave comercialina. Aos 17 minutos, a equipe ofereceu perigo em batida forte de Lucas Oliveira, de fora da área. A finalização parou em boa defesa de Marcos.
O Bafo também arriscou em batidas de longe, mas pouco levou perigo. A partida era truncada e o Leão, nervoso, cometeu algumas faltas mais duras, muito pela superioridade francana pelas alas, com seus pontas velozes. Os rivais foram aos vestiários em igualdade.
O segundo tempo começou com um lance inacreditável. Marcos recebeu bola recuada, demorou a agir e se complicou. A redonda caiu no pé de Lucas Oliveira, que bateu para abrir o placar, mas o arqueiro se recuperou, pulou de costas e se redimiu com uma defesa com a parte de trás da cabeça.
Aos oito minutos, Pedro Cunha trouxe a bola da direita para o meio limpando a defesa alvinegra e bateu com muito perigo, sobre a meta ribeirão-pretana. A primeira boa chance dos visitantes na etapa complementar veio em cobrança de escanteio. O estreante Luciano cabeceou e a bola passou perto do travessão.
Depois de um período de poucas oportunidades, a Francana teve mais uma boa chance em contragolpe pela direita do ataque – flanco que se apresentou como o mapa do tesouro mandante. Gabriel Correa foi acionado dentro da área e, pressionado, sequer dominou antes de tocar de bico e obrigar Marcos a fazer importante defesa.
Quem não fez, tomou. No minuto seguinte, Danielzinho, que entrou bem em campo, recebeu a bola na linha de fundo, pela direita, e cruzou sob medida para Wendel. O centroavante não perdoou e foi à rede em sua reestreia. Depois disso, o Bafo tentou ficar mais com a bola e administrou o resultado até o apito final.