O Tribunal de Justiça de São Paulo celebra, entre os dias 5 e 9 de agosto, o Mês da Primeira Infância, com palestras que conscientizam sobre a importância dessa fase da vida e atividades culturais, efetivando os direitos previstos no Marco Legal da Primeira Infância. Estudos apontam que esse período (0 a 6 anos) é o mais importante do desenvolvimento neurológico do indivíduo e as experiências vivenciadas auxiliam no desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas a aspectos cognitivos, sensoriais, motores, socioemocionais, físicos e psíquicos.
Serão duas programações: uma voltada a crianças e adolescentes que vivem nos Serviços de Acolhimento de Crianças e Adolescentes (Saicas) de São Paulo ou com famílias acolhedoras; outra direcionada aos profissionais do Direito e de outras áreas, que trabalham com Infância e Juventude. A iniciativa é da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do Tribunal, por meio do Núcleo de Interlocução para Políticas Públicas pela Primeira Infância, e da Escola Judicial dos Servidores (EJUS).
Palestras
A abertura oficial será no dia 6, às 9 horas, em evento on-line com o presidente do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, o vice-presidente, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Eduardo Loureiro. Na ocasião, será debatido o poder transformador da paternidade. A programação segue até quinta-feira, também na modalidade on-line, das 9 às 11 horas, com palestras sobre desenvolvimento da autonomia do ser humano em formação e sobre a relevância da amamentação.
Atividades lúdicas
Na segunda (5) e na sexta-feira (9), o Palácio da Justiça, sede do TJSP, recebe, das 14 às 16 horas, crianças e adolescentes acolhidos para atividades lúdicas, proporcionando experiências de lazer, cultura e integração. Haverá contação de histórias por voluntários do Projeto Leitura Amiga e apresentações da Cia de Teatro A Rã Ri com o grupo Palhaços Sem Juízo. Na sexta-feira, o Instituto Fazendo História também integra as atividades.