Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Assinada doação definitiva da área da Cianê para Instituto Federal em RP

O prédio fica na avenida Marechal Costa e Silva, 1.111, no bairro Campos Elíseos (Alfredo Risk)  
Prefeito Duarte Nogueira e o reitor geral do Instituto Federal de São Paulo, Silmário Batista dos Santos, assinaram termo de cessão da área da Cianê (Alfredo Risk)

Na manhã desta sexta-feira, 2 de agosto, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e o reitor geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, professor Silmário Batista dos Santos, assinaram o termo de cessão definitiva da área da antiga Companhia Nacional de Estamparia (Cianê), na avenida Marechal Costa e Silva nº 1.111, nos Campos Elíseos, Zona Norte de Ribeirão Preto, para construção de campus do IFSP na cidade.

O deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP) – que é de Serra Azul, na região metropolitana, e intermediou a vinda do IFSP para a cidade com políticos de Ribeirão Preto – e o secretário municipal da Educação, Felipe Elias Miguel, participaram da solenidade.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou a criação do Instituto Federal em Ribeirão Preto no dia 12 de março, durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, quando foi anunciada a instalação de 100 novas unidades em todo o país. Em 20 de março, Duarte Nogueira sancionou a lei que autoriza a doação da área de 39 mil metros quadrados.

Os cursos do campus do IFSP em Ribeirão Preto serão definidos com a participação dos moradores, através de audiências públicas organizadas pelo município. A reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia instituiu comissão para fazer os estudos, e o governo municipal organizará as reuniões com a população.

O projeto de cessão do terreno foi aprovado, na Câmara de Ribeirão Preto, em 14 de março, por unanimidade. O terreno pertencia às Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo (IRFM), que funcionou de 1945 a 1981. Fica em região estratégica para atender a população que será beneficiada pela iniciativa, estimada em 1.400 alunos por ano.

O espaço necessitará de adequações para receber o equipamento e, por isso, as atividades educacionais, por enquanto, vão ocorrer no prédio da rua Wladimir Pinto Ferraz nº 250, no Parque Ribeirão Preto, Zona Oeste. O espaço provisório conta com diversas salas e laboratórios, com capacidade para atender 600 alunos.

No local funcionou uma escola do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Ribeirão Preto (Sinsaúde). A doação em comodato foi feita por um período de dez anos e exige que o Instituto Federal terá de começar a funcionar no local em no máximo dois anos.
As aulas devem começar no primeiro semestre de 2025.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). É especializada na oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), criada por meio da lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008.

A legislação também instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o IFSP é integrante. Oferece uma gama de cursos gratuitos: 29 cursos técnicos, 15 de licenciatura e 19 de bacharelado em todas as áreas de atuação, de Humanas e Exatas. A previsão é de que as aulas no futuro campus comecem em 2024.

Uma comissão para a implantação do IFSP deverá ser formada com o objetivo de estudar as necessidades locais, sociais e educacionais, garantindo os direcionamentos futuros. “ O Instituto Federal é uma joia preciosa que será cuidada com muito carinho, atendendo jovens com qualidade alta. Uma chance para prosperar e vencer na vida”, disse o prefeito.

A instalação do Instituto Federal em Ribeirão Preto foi oficializada em outubro do ano passado, quando Duarte Nogueira sancionou a lei complementar nº 3.202/2023, sobre a doação do imóvel no Parque Ribeirão Preto. O projeto do Executivo foi aprovado pelos vereadores no dia 17 do mesmo mês.

O anúncio de que Ribeirão Preto receberia o Instituto Federal de São Paulo foi feito no mês de março de 2023, em coletiva de imprensa, com a presença do ministro da Educação Camilo Santana. Desde então, a prefeitura passou a estudar o melhor local para abrigar a instituição.
Duas fotos: Alfredo Risk

Foto Pre
Prefeito Duarte Nogueira e o reitor geral do Instituto Federal de São Paulo, Silmário Batista dos Santos, assinaram termo de cessão da área da Cianê

Foto Cia
Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo será construído em área da antiga Cianê, nos Campos Elíseos, Zona Norte

 

 

Postagens relacionadas

Exame toxicológico vai só até esta terça-feira 

Redação 2

Acidente em Sertãozinho deixa ferido grave

Luque

Menores são flagrados furtando lojas de shopping

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com