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Onze corredores viram preferenciais 

Flexibilização começou a valer nesta quinta-feira, 1º de agosto; decisão foi tomada após avaliações técnicas e adequação da nova rede do transporte coletivo   

RP Mobi decidiu flexibilizar onze corredores de ônibus: faixas exclusivas para o transporte coletivo passaram a ser preferenciais nesta quinta-feira  (Alfredo Risk )

A RP Mobi – Empresa de Mobilidade Urbana de Ribeirão Preto S.A, a antiga Transerp, responsável pelo trânsito e transporte da cidadereforça que as faixas exclusivas de onze corredores de ônibus do Programa Ribeirão Mobilidade sofreram alterações e passaram a ser preferenciais a partir desta quinta-feira, 1º de agosto.  
 
Segundo a empresa, a decisão foi tomada após avaliações técnicas e adequação da nova rede do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto. Os motoristas podem circular pela faixa livremente, mas dando prioridade aos coletivos quando houver algum na via.  
 
A mudança atende reivindicação de entidades representativas do comércio na cidade, como a associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (Sincovarp) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP), 
 
Em nota, a RP Mobi explica que “a faixa preferencial de ônibus permite a circulação de condutores de veículos convencionais carros, motocicletas, entre outros, mas neste caso os mesmos devem dar a preferência para a circulação dos ônibus urbano.”  
 
Já a faixa preferencial facilita a circulação dos coletivos e reduz o tempo de viagem dos seus passageiros; assim, além de incentivar o uso deste meio de transporte, garante mais fluidez para todo o tráfego veicular”, diz nota da empresa responsável pelo trânsito e pelo transporte municipal. 
 
Entre os corredores de ônibus que passaram a ter faixas preferenciais e não mais exclusivas estão os das avenidas Brasil, Saudade e Presidente Vargas. Os demais ficam nas avenidas e ruas José Cesário Monteiro da Silva, Braz Olaia Acosta, Fábio Barreto, Marechal Costa e Silva, Capitão Salomão, Dom Pedro I, Luiz Galvão César e rua Silveira Martins.  
 
Não foram flexibilizados os das avenidas Meira júnior, Independência (fica na pista da esquerda) e Paschoal Innecchi/ Mogiana. Também não estão na lista as faixas exclusivas das avenidas Nove de Julho, Presidente Castelo Branco/Treze de Maio, Costábile Romano/Leão XIII e quadrilátero central, que ainda estão em construção.  
 
Acirp “A Acirp acompanha as obras de mobilidade desde o início, sempre propondo alternativas que minimizem o impacto das mudanças para as empresas e a liberação destas faixas com certeza vai beneficiar a todos”, diz Sandra Brandani, presidente da associação.  
 
A entidade promoveu estudos em alguns dos corredores de ônibus e apresentou os relatórios à RP Mobi, que após a reunião optou por fazer seu próprio levantamento antes de tomar a decisão. De janeiro a março deste ano, foram registradas 331 infrações nestes locais.   
 
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar pela faixa exclusiva de ônibus é considerada uma infração gravíssima. Rende sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47. A faixa exclusiva para ônibus no local foi implementada em 2022. 
 
Integra o Programa Ribeirão Mobilidade, a versão tucana do Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC da Mobilidade). Abrange 30 grandes obras viárias para melhorar o trânsito e o transporte coletivo. O investimento total é estimado em aproximadamente R$ 500 milhões.  
 
São onze corredores de ônibus que se interligarão, unindo a cidade de ponta a ponta por uma malha viária de 56 quilômetros de extensão. Cerca de 3,5 milhões passageiros de ônibus serão beneficiados mensalmente, além de cerca de um milhão de veículos que circulam pela cidade.  
 
SincovarpLevantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV) divulgado em junho avaliou o impacto da implantação do corredor de ônibus no comércio da avenida Dom Pedro I, no bairro Ipiranga, Zona Norte de Ribeirão Preto, um dos mais importantes centros de varejo e serviços da cidade.  
 
A pesquisa apurou que desde o início da operação do corredor de ônibus, em outubro de 2022, as vendas no comércio da Dom Pedro I tiveram queda média de 45%. Sobre o movimento de clientes, a redução média foi de 42%, segundo os empreendedores que atuam em diversos segmentos. Foram entrevistados 66 empresários.  
 
 
As faixas de ônibus  que foram alteradas 
– Avenida Brasil  
– Avenida Saudade 
– Avenida Presidente Vargas 
– Avenida José Cesário  Monteiro da Silva 
– Avenida Braz Olaia Acosta 
– Avenida Fábio Barreto 
– Rua Silveira Martins 
– Avenida Marechal Costa e Silva 
– Avenida Capitão Salomão 
– Avenida Dom Pedro I 
– Avenida Luiz Galvão César 

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