Em 2023 a supercampeão Maria Zeferina Baldaia foi a embaixadora da Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto. Neste ano o escolhido tem particularidades muito semelhantes às de Zeferina: carisma e títulos. Trata-se do mineiro Franck Caldeira que foi um dos principais maratonistas brasileiros e até hoje sobe aos pódios em corridas pelo Brasil.
Bem jovem, já mereceu destaque no cenário das corridas de longa distância. Aos dezenove anos, foi o segundo melhor brasileiro na Meia Maratona do Rio de Janeiro em 2002. Desde então tem se mantido na elite brasileira, em provas de 10 mil metros e corridas de rua.
Em 2007, representando o Brasil, Franck conquistou a medalha de ouro na maratona masculina nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Um ano anos, foi o grande vencedor da São Silvestre.
“Vai ser uma alegria muito grande encontrar os corredores de todo o Brasil. Estou muito feliz pelo convite”, disse Franck.
Algumas conquistas de Franck Caldeira
Prova Pedestre Sargento Gonzaguinha: 2009
Vencedor da maratona masculina nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro: 2007
Corrida de São Silvestre: 2006
Volta Internacional da Pampulha: 2003, 2006 e 2007
Meia Maratona do Rio de Janeiro: 2006 e 2007
Corrida de Reis: 2008
10.000m do Troféu Brasil: 2005
Maratona de São Paulo: 2004
Último lote de inscrições!
As inscrições para a Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto entraram na reta final e podem ser feitas pelo site www.mmirp.com.br até o próximo dia 11 de agosto ou atingir o limite de 2.500 participantes. A prova será realizada no dia 25 de agosto, às 7 horas, com largada e chegada no estacionamento do RibeirãoShopping.
Após 11 agosto só serão aceitas inscrições em casos de desistências ou possíveis vagas remanescentes, no entanto sem garantia do nome no numeral de peito e tamanho de camiseta e/ou brinde.
Assim como no ano passado, a MMIRP distribuirá R$ 41.200,00 aos primeiros colocados dos 21 km, nas categorias Elite (dez primeiros) e Amador (cinco primeiros), masculino e feminino.
Em 2023 a MMIRP reuniu mais de 2.400 corredores. Foram atletas inscritos de 169 cidades, 14 estados brasileiros, mais Distrito Federal. Também participaram representantes de seis países.
Percurso
Um percurso bonito, plano, rápido e divertido! É o que será proporcionado pela “Meia de Ribeirão”. A aferição oficial dos 21.097 km, pelo árbitro da World Athletics e Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Ivan Gomes, acompanhado pelo árbitro da Federação Paulista de Atletismo (FPA), Cláudio Ribeiro, aconteceu na manhã do dia 17 de junho, uma segunda-feira.
Além da meia maratona, a prova terá ainda os ‘5km Tribuna Ribeirão’. O percurso de 5k também foi oficialmente aferido.
As duas provas constam no calendário oficial da World Athletics.
Passeio pela Vargas
Uma das sugestões apresentadas pelos corredores nos últimos anos foi tentar tirar as várias subidas. No ano passado, os trechos mais ‘pesados’ ficaram nas avenidas Coronel Ferreira Leite e Carlos Consoni. “Fizemos um estudo junto à RP Mobi e com o superintendente do órgão, o Marcelo Gali. Uma alternativa foi estender a prova pela avenida Presidente Vargas, passar pelo túnel. Fizemos esse trajeto correndo e realmente a prova ficou mais rápida”, detalhou Fabiano Ribeiro, um dos organizadores da prova. “Acredito que os poucos aclives deixaram a prova bem técnica e muitos corredores vão quebrar o recorde pessoal na distância de meia maratona. Claro, uma distância oficial”, acrescentou.
A largada e chegada acontecerão no estacionamento do RibeirãoShopping, próximo ao Carrefour, como nos anos anteriores. Saindo do estacionamento do RibeirãoShopping, os corredores viram à direita na Rua José Cezário Monteiro da Silva, no sentido ao Novo Mercado. A rotatória do Novo Mercado será feita pela contramão, ou seja, ela não será feita por completa, retornando em direção à Avenida Presidente Vargas. A rotatória Nair Nogueira, para ‘ganhar’ a Vargas também será feita pela contramão. Na Vargas os corredores seguem até a avenida José Adolfo Bianco Molina e fazem um contorno na Praça Mateus Nader Nemer (Praça da Bike) e na rua Chile, retornando em direção à Vargas. Depois é Vargas até passar pelo túnel (na altura da Rua Altino Arantes, os corredores trocam de pista para entrarem no túnel) e seguem até chegar à Rua Rui Barbosa. Retornam pelo túnel até o RibeirãoShopping. Na primeira volta, os corredores seguem pela Vargas em direção à Rotatória Nair Nogueira e Novo Mercado, perfazendo o mesmo percurso novamente. Na segunda volta, entram em direção ao estacionamento do RibeirãoShopping.
Os 5 km Tribuna Ribeirão
O percurso dos 5 km é bem parecido. Mesmo local de largada; Rua José Cezário Monteiro da Silva, no sentido ao Novo Mercado, retorno em direção à Avenida Presidente Vargas, Presidente Vargas também até próximo ao cruzamento com a Avenida Professor João Fiúsa e retorno ao RibeirãoShopping.
A Meia de Ribeirão reúne patrocinadores tradicionais e de peso, como o RibeirãoShopping, CAIXA, GS Inima Brasil, Rede Ideal, Savoy Leilões e DTP Comunicação Visual, além de uma grande rede de apoio logístico e parceiros de mídia como TV Record, Viva LED, rádio Diário FM, gráfica New Cores e Fonte Assessoria de Imprensa. A prova também mantém uma parceria com o Convention & Visitors Bureau, entidade presente em 111 cidades brasileiras. Além disso, tem apoio logístico da Polícia Militar, Secretaria de Esportes, RP Mobi, Guarda Civil Metropolitana, Transerp, Estre e KA2RP Eventos.