Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

PT recorre à direção nacional do PSB para reverter o que considera ‘quebra de acordo’ de Suely Vilela

Movimentação local chegou aos altos escalões dos partidos; Alckmin, maior expressão do PSB, viria para a convenção do partido neste final de semana, mas já cancelou a agenda

Em reuniões, coligação entre PT e PSB era dada como certa para eleições deste ano (Reprodução)

O presidente do Partido dos Trabalhadores e pré-candidato à prefeitura de Ribeirão Preto, pela coligação “Amor por Ribeirão”, Jorge Roque, encaminhou um ofício, cobrando oficialmente a adesão do PSB à coligação de frente esquerda na cidade. A coligação é composta pelo PT, PCdoB, REDE, PSOL, UP, PCB e PMB. Na última segunda-feira (22), Suely Vilela anunciou seu apoio à coligação encabeçada por Ricardo Silva, que reúne PSD, MDB, PL, Republicanos e PP.

O pedido do PT está baseado numa resolução do próprio PSB, que define a aliança em nível nacional e atenta que qualquer decisão, em âmbitos municipais tenham que ser submetidas à cúpula do partido. A Resolução CEN 001/2024, do PSB, de 11/04/2024, estabelece que “todas as deliberações dos Congressos Eleitorais Municipais (Convenções) do PSB sobre formação de coligações e escolha de candidatos em capitais e cidades com possibilidade de segundo turno terão que ser submetidas à aprovação prévia da direção nacional, que poderá aprovar, alterar, ou anulá-las em caso de desacordo com as orientações político-eleitorais do Partido Socialista Brasileiro”.

O pré-candidato Jorge Roque, disse que o PT ainda está dialogando “para que a chapa Lula/Alckimin seja respeitada aqui em Ribeirão”.

Já o Coordenador Regional do PSB, Marco Ernani Luiz, o Nanão não esconde sua insatisfação com a história. “Os partidos vêm se reunindo há meses e tinha como certo o nome de Suely Vilela também nesse projeto”, garante Nanão. “Mas, para surpresa de todos, na terça-feira, 22, a Regional do partido foi comunicada da decisão isolada de Sueli, por meio de uma nota, a mesma que foi enviada à imprensa. Imediatamente comuniquei a presidência estadual e nacional”, declarou Nanão, sem conseguir entender a atitude. A Regional aguarda uma atitude da direção nacional para o caso.

Também procurada pela reportagem do Tribuna Ribeirão, Suely Vilela afirmou que avisou de maneira oficial a liderança do partido, antes de anunciar sua desistência ao pleito, conforme nota enviada ao Tribuna, como segue:

“Informo que a executiva municipal do PSB Ribeirão Preto aprovou não apresentar candidatura majoritária em Ribeirão Preto nessas nessas eleições e apoiar o pré-candidato Ricardo Silva. Essa decisão está respaldada no apoio do ministro Márcio França e do vice presidente da República. Toda a documentação foi encaminhada a presidência estadual e Nacional do PSB.
Leide Adriane Costa – Presidente da Executiva Municipal do PSB RP

Convenções acontecem neste final de semana

A convenção do PSB acontece dia 30 em Ribeirão Preto e contava com a presença do vice-presidente Geraldo Alckimin. Diante da desistência de Sueli Vilela, ele estará presente somente Franca e em São Carlos, onde o partido concorre nas eleições majoritárias. A convenção do PT acontece sábado, dia 27.

Postagens relacionadas

Três são detidos por envase clandestino de gás em Sertãozinho

William Teodoro

Nave da Nasa vai estudar asteróide 

Redação 2

TREM DE TURISMO – CEE debate futuro de marias-fumaça

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com