Duarte Nogueira *
[email protected]
Na última terça-feira, dia 23, Ribeirão Preto recebeu mais 70 novos ônibus para a renovação da frota do transporte coletivo urbano. Com a nova entrega, está agora completa a renovação iniciada no ano passado. Agora a cidade conta com 306 novos ônibus que oferecem muito mais conforto e segurança para os passageiros.
Hoje já circulam 236 ônibus novos na cidade. Os que foram entregues nesta semana passarão por emplacamento e começam a circular nos próximos dias, quando então todos os usuários do transporte contarão com as novas tecnologias embarcadas e colocadas à disposição.
Este foi um compromisso da prefeitura e uma das cláusulas para renovação do contrato firmado com o Consórcio PróUrbano. Outro compromisso nosso é de manter a tarifa em R$ 5,00, com subsídio do poder público, para que mais pessoas possam utilizar as linhas de ônibus disponíveis e, assim, melhorar o trânsito da cidade, que é um dos objetivos de todo o investimento que vem sendo feito nos últimos anos na mobilidade urbana.
Com toda a frota renovada em circulação, vamos também facilitar o transporte para quem reside em outras cidades, já que o sistema de pagamento de tarifa passa a aceitar o pagamento com cartões de crédito e débito, smartphones e relógios inteligentes. Nas próximas semanas, os pagamentos por pix também serão aceitos.
O sistema também conta com os ônibus padron, que transportam maior número de passageiros, além de serem totalmente acessíveis, com elevadores automáticos, poltronas destinadas a pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de box para cadeirantes e pessoas com deficiência visual.
Os novos veículos contam com tomadas USB para recarga de dispositivos móveis e sistema wi-fi, para conexão em viagens. Todos têm suspensão pneumática e o sistema multiplex, que identifica possíveis falhas na parte operacional e elétrica, garantindo uma viagem segura aos passageiros. Toda a frota de ônibus possui sistema Euro 6, tecnologia de padrão europeu que reduz a emissão de poluentes, portanto mais sustentável, como requer as boas práticas de preservação e da melhor qualidade de vida.
Além de reduzir a emissão de poluentes em ruas e avenidas, os veículos são equipados com ar condicionado, contam com transmissão automática, o que amplia o conforto de passageiros e motoristas e é equipado com motor traseiro, mais silencioso e mais ágil. Já a catraca dupla, para as estações de alta demanda, facilita o embarque mais rápido dos passageiros.
Os usuários do transporte coletivo, além das vantagens oferecidas pela nova frota, contam também com 100% de acessibilidade e pontualidade nas mais de 60 linhas utilizadas por quase 2 milhões de passageiros. Um monitoramento por GPS feito neste ano pela RP MObi, apontou que na rede integrada do transporte coletivo o índice de cumprimento de partidas é de 97,36% e o de pontualidade nos horários fica em 86,72%, um bom índice para uma cidade com trânsito intenso, como é o caso de Ribeirão Preto.
Com a renovação da frota, concluída agora, fechamos um sistema não apenas destinado ao transporte coletivo, mas a todos os veículos que trafegam pela cidade. Este sistema demandou investimentos em toda a mobilidade urbana, com a implantação de corredores estruturais para os ônibus, construção de pontes, túnel e viadutos pela cidade, assim como melhoramento de toda a malha viária. Tudo projetado para atender a cidade nas próximas décadas, com soluções viárias que já facilitam a vida de quem trafega por suas vias, seja de forma coletiva ou individual. Sempre com a máxima segurança.
* Prefeito de Ribeirão Preto