Por Hugo Luque
O Botafogo empatou com o Brusque neste domingo, em 2 a 2, pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado impediu o Pantera de sair da zona de rebaixamento.
Para o confronto, a equipe ribeirão-pretana não teve Leandro Pereira, que acertou sua rescisão com o clube no sábado. Alex Sandro, titular, marcou o primeiro, na etapa inicial, e João Costa fez o segundo, um golaço.
Os comandados de Paulo Gomes estiveram na frente duas vezes, mas perderam a chance de encerrar o jejum de vitórias no nacional, que agora é de cinco rodadas.
Na 17ª colocação, com 18 pontos, o Tricolor volta a campo na quinta-feira, às 21h30, fora de casa, contra o Ceará.
O jogo
O primeiro tempo começou com pressão do time da casa, que mostrou fome para sair da zona de rebaixamento. Logo de cara, aos sete minutos, Alex Sandro aproveitou rebote após toque de cabeça em uma cobrança de escanteio e, de primeira, abriu o placar com o pé direito.
Em busca do segundo, Jean Victor, aos 23, finalizou rasteiro e levou perigo, mas o ritmo botafoguense caiu. Apenas 12 minutos mais tarde os comandados de Paulo Gomes voltaram a criar uma chance perigosa. Baggio serviu Alexandre Jesus, que entrou na área e deixou para Alex Sandro, que demorou para finalizar, cortou o adversário e mandou para fora.
Também em busca de escapar da degola, o Brusque tentou partir para cima no final. Aos 41, Olávio, de cabeça, mandou sobre o gol. Em seguida, foi a vez de Jhemerson arriscar de longe e acertar a rede pelo lado de fora.
Já nos acréscimos, os catarinenses pararam duas vezes em Michael, que retomou o posto de titular do gol tricolor. Na sequência, Olávio cabeceou no travessão.
O lance terminou em preocupação depois que Schappo e Wallace, zagueiro do Quadricolor, se chocaram de cabeça. O defensor do Pantera teve de deixar o estádio de ambulância.
Na volta do intervalo, o Botafogo começou melhor e buscou o segundo tento, com direito a possível pênalti checado e descartado pelo VAR. Logo em seguida, contudo, o Brusque aprontou.
Diego Mathias cruzou na área pela esquerda e a bola chegou a Pivô, no segundo poste, que igualou o placar. A partir disso, a partida ficou mais aberta.
O Tricolor voltou a pressionar e, aos 25, a bola sobrou para o talentoso João Costa. De longe, o volante encheu o pé direito e contou com um desvio para celebrar o segundo gol do time na partida. Foi um golaço, sem chances para Matheus Nogueira, que só olhou.
Como de costume, no entanto, o gol fez o Pantera recuar e deu mais coragem ao adversário. Aos 42, Cristovam aproveitou sobra da zaga e acertou um lindo chute no canto de Michael. Foi o tento que fechou o confronto.