O Partido Podemos de Ribeirão Preto desistiu de ter candidatura própria a prefeitura e vai apoiar o deputado federal Ricardo Silva (PSD) nas eleições municipais deste ano, com primeiro turno marcado para o dia 6 de outubro. O coronel reformado da Polícia Militar, Luís Henrique Usai, era o pré-candidato da legenda. Ele foi candidato a prefeito em 2020 pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e teve 17.455 votos.
O anúncio do apoio a Ricardo Silva foi feito por meio de comunicado assinado pelo presidente do diretório municipal do Podemos, Rafael Gabarra. No documento, ele afirma que o apoio foi decidido em reunião de membros da Executiva do Partido e também por recomendação feita pelo governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
“Estamos convictos de que ao nos alinharmos com o Governo do Estado e com uma legenda que valoriza a Democracia Direta, Ribeirão Preto estará no caminho certo para um futuro próspero” escreveu Gabarra. Ricardo Silva é apoiado também pelo MDB, Republicanos, PL e PP.
Com a desistência, Ribeirão Preto tem agora sete pré-candidatos a prefeito. São eles: o deputado federal Ricardo Silva (PSD, Jorge Roque (PT), Sueli Vilela (PSB), Marco Aurélio Martins (Novo), Ismar Cabral (Agir36), André Trindade (União Brasil) e Jason Albuquerque (PMB).
Na quarta-feira (17), o ex-secretário de Justiça e da Casa Civil do governo Duarte Nogueira, Alessandro Hirata, desistiu de ser candidato a prefeito de Ribeirão Preto pelo PSDB. Ele sairá como vice na chapa encabeçada pelo ex-vereador e ex-secretário municipal de Esportes André Trindade (União Brasil).
Também já deixaram a disputa o professor Mauro Inácio (PSOL), o atual vice-prefeito Daniel Gobbi (PP), o presidente da Câmara Isaac Antunes (PL) e o também vereador Igor Oliveira (MDB)