Um turista brasileiro, de 37 anos, foi encontrado morto dentro de um trem no Peru, na última sexta-feira, 12 de julho. Segundo informações da agência peruana de notícias Andina, o professor Clederson Marques teria tido um ataque cardíaco durante o deslocamento entre Machu Picchu e Ollantaytambo.
O local abriga um sítio arqueológico inca. Testemunhas relataram à agência que o brasileiro teria tido convulsões e desmaiado de forma repentina momentos antes de ir a óbito. Cledersom Marques era natural de Franca e atuava na rede municipal de ensino de Orlândia, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto.
Ele teria sido encontrado “inerte”, sem sinais vitais e em posição dorsal pela equipe de segurança da estação ferroviária de Ollantaytambo, que avisou as autoridades sobre o caso. Um clínico geral diagnosticou a morte por parada cardíaca. Ele e mais dois professores viajavam de férias para o país andino. O trio chegou à capital Lima no dia 6 de julho.
As autoridades também teriam sido informadas de que de Clederson sofria dos efeitos da altitude desde o dia 11 de julho, última quinta-feira. A região de Ollantaytambo está a 2.792 metros acima do nível do mar. O irmão do professor viajou ao Peru para cuidar dos trâmites e traslado.
A previsão é de que o corpo chegue no Brasil na quinta-feira (18). Velório e sepultamento acontecerão em Franca, mas ainda não há informações de data e hora. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores, via a Embaixada brasileira em Lima, afirmou que “acompanha o caso” e que está em “contato com as autoridades locais”.