O brasileiro Giovani dos Santos e a queniana Viola Jelegat confirmaram presença na Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto (MMIRP) de 2024. Eles foram os grandes vencedores da prova no ano passado, quando a Meia se transformou em internacional.
Giovani fez, em 2023, os 21.097,5 metros em 1h07m30s. Ele dominou a prova de ponta a ponta. No feminino, Viola Jelegat, do Quênia, disputou o primeiro lugar metro a metro com a ugandense Emily Chebet. Viola cruzou a linha de chegada com o tempo de 1h16m24s, dez segundo à frente de Chebet. Ela havia vencido, uma semana antes, a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. Neste ano, na Maratona do Rio, Viola participou da prova de 21km e ficou em terceiro lugar com o tempo de 1h14m49s.
“Será um orgulho lutar pelo bicampeonato este ano. Estou preparado”, disse Giovani dos Santos ao confirmar sua presença. “Eu adorei correr a Meia de Ribeirão. Foi uma prova muito bem-organizada”, completou o corredor.
Alto nível
O coordenador da Elite da MMIRP-2024, Gladson Barbosa, adiantou que o nível técnico da Meia neste ano será bem elevado. “Já temos confirmações de alguns nomes, inclusive um atleta olímpico e detentor de recordes nacionais e sul-americanos. Teremos outros atletas internacionais, mas estamos esperando as confirmações da CBAt em relação às documentações dele. Além disso, outros brasileiros fortes estarão presentes”.
Região
Gladson destaca ainda que os corredores da região estarão na disputa. “Nossa região é celeiro de grandes atletas. Ano passado foi assim com vários corredores daqui subindo ao pódio. Eu creio que as disputas serão metro a metro”, completou Gladson, que foi atleta da elite nacional e hoje é treinador.
Números da Meia
Em 2023 a MMIRP reuniu mais de 2.400 corredores. Foram atletas inscritos de 169 cidades, 14 estados brasileiros, mais Distrito Federal. Também participaram representantes de seis países. “Foi uma procura orgânica pela prova. Fizemos e fazemos a divulgação em âmbito nacional. É muito importante receber esses atletas em nossa cidade”, diz Fabiano Ribeiro, organizador da MMIRP.
Premiação
Assim como no ano passado, a MMIRP distribuirá R$ 41.200,00 aos primeiros colocados dos 21 km, nas categorias Elite (dez primeiros) e Amador (cinco primeiros), masculino e feminino. Os 21.097,5 metros foram aferidos oficialmente e a prova recebeu a chancela de Federação Paulista de Atletismo (FPA), Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e World Athletics. Os 5 km também foram aferidos.
As inscrições continuam abertas pelo site www.mmirp.com.br. A prova será realizada no dia 25 de agosto, às 7 horas, com largada e chegada no estacionamento do RibeirãoShopping.
A Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto está, por lei, nos calendários de eventos esportivos de Ribeirão Preto (Lei 12.686, de 27 de outubro de 2011, de autoria do vereador José Carlos de Oliveira) e do estado de São Paulo (Lei 15.894, de 17 de setembro de 2015, de autoria do deputado Baleia Rossi).
A prova também integra o calendário de eventos em comemoração ao aniversário (120 anos) da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), maior entidade associativa da classe empresarial do estado de São Paulo.
A Meia de Ribeirão reúne patrocinadores tradicionais e de peso, como o RibeirãoShopping, CAIXA, GS Inima Brasil, Rede Ideal, Savoy Leilões e DTP Comunicação Visual e, uma grande rede de apoio logístico e parceiros de mídia como TV Record, Viva LED, rádio Diário FM, gráfica New Cores e Fonte Assessoria de Imprensa. A prova também mantém uma parceria com o Convention&Visitors Bureau, entidade presente em 111 cidades brasileiras. Além disso, tem apoio logístico da Polícia Militar, Secretaria de Esportes, RP Mobi, Guarda Civil Metropolitana, Transerp, Estre e KA2RP Eventos.
Prefeito Duarte Nogueira recebe organizadores e camisa da MMIRP 2024
O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, recebeu na tarde de quarta-feira, dia 3 de julho, os organizadores da Meia Maratona Internacional de Ribeirão Preto, Eduardo Ferrari e Fabiano Ribeiro. Também participaram do encontro, que aconteceu na sede da Prefeitura Municipal, o secretário da Casa Civil, Rene Scatena, o superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli e a diretora de Comunicação Social, Renata Bianco.
Durante o encontro, os organizadores apresentarem detalhes do novo percurso da prova, já com a chancela da World Athletics, entidade máxima do atletismo mundial. A novidade em 2024 é que, além da Meia Maratona (21.0975 metros), a prova de 5km também foi aferida.
Outra novidade é no percurso de 21km. Pela primeira vez uma prova de corrida de rua passará pelo túnel José Bonifácio de Andrada (que liga as avenidas Presidente Vargas e Independência).
O prefeito Duarte Nogueira foi o primeiro a receber a camisa oficial da Meia Maratona, que será entregue a todos os corredores inscritos na prova.