A Câmara de Ribeirão Preto realizará, na próxima quinta-feira, 11 de julho, sessão solene em comemoração aos 150 anos de sua fundação. A cerimônia contempla descerramento de placa comemorativa e contará com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil organizada. O evento sessão será às 16 horas.
“O sesquicentenário da Câmara Municipal é um marco para Ribeirão Preto e deve ser dividido com toda a população”, afirma o presidente do Legislativo, Isaac Antunes (PL). Desde a sua fundação, em 1874, a Casa de Leis tem sido responsável por várias ações de grande relevância para a história na cidade.
Em novembro de 1875, foi o Legislativo que providenciou a campanha de vacinação contra a epidemia de varíola que ameaçava a população. Já em 3 de agosto de 1887, foi aprovado por unanimidade o projeto de lei que estabeleceu a libertação dos escravos em Ribeirão Preto, nove meses antes de a Princesa Isabel assinar a Lei Áurea.
Em 1903, a Câmara Municipal aprovou uma lei concedendo a quantia de um conto de réis a Alberto Santos Dumont (1873-1932), o Pai da Aviação, como auxílio à continuação de suas experiências sobre o aproveitamento da dirigibilidade dos balões como meio de transporte.
Atualmente, o Legislativo é composto por 22 vereadores que representam 698.642 mil habitantes. Como poder independente, trabalha na defesa dos interesses da população e fiscaliza a administração municipal, obedecendo aos princípios e normas das Constituições Federal e Estadual, bem como a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Casa de Leis.