Projeto de lei protocolado na terça-feira, 2 de julho, na Câmara de Vereadores, pretende criar em Ribeirão Preto o Banco de Doação de Cabelos com o objetivo de arrecadar e disponibilizar cabelos para doação a instituições que atendem pessoas com câncer e necessitam de prótese capilar.
Segundo a proposta, de Igor Oliveira (MDB), o equipamento será responsável por receber, armazenar, catalogar e disponibilizar os cabelos doados pela população, para instituições que atendam pessoas com câncer que em função da quimioterapia acabam tendo a perda dos cabelos.
A administração do Banco de Cabelos Municipais, caso o projeto seja aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB), ficará a cargo da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com entidades e organizações da sociedade civil que atuam no atendimento, combate ao câncer e apoio aos pacientes.
Poderão ser doadores de cabelos todas as pessoas que possuam cabelos com comprimento mínimo de 15 centímetros, desde que estejam em boas condições de higiene e saúde capilar. Em caso do doador menor de idade deverá ser feita mediante autorização dos pais ou dos responsáveis legais.
Segundo o autor da proposta, o tratamento de câncer é um processo delicado que em função dos medicamentos e da quimioterapia causa diferentes efeitos. A perda dos cabelos, em especial, pode ser uma dessas implicações e afetar significativamente a autoestima dos pacientes.
“A doação de cabelos é uma forma, dentre tantas, que muitas pessoas encontram de colaborar, ainda que de longe, com a melhora da qualidade de vida das pessoas em tratamento de câncer. A doação de cabelo ajuda a conscientizar a população e levar a uma maior compreensão e apoio às pessoas que enfrentam a doença”, afirma parte da justificativa. O projeto não tem data para ser votado.