O time alternativo do Botafogo volta em campo nesta terça-feira, às 20h, contra o Barretos, pela terceira rodada da Copa Paulista. No Estádio Fortaleza, o Pantera busca sua primeira vitória na competição, que pode valer uma vaga na próxima Copa do Brasil.
Na estreia, realizada na segunda rodada, já que a equipe ribeirão-pretana folgou no fim de semana inaugural, o Tricolor foi surpreendido e perdeu, em casa, para o Monte Azul, por 2 a 0, com um time mesclado entre jovens da base e reservas da Série B do Campeonato Brasileiro.
No nacional, inclusive, os comandados de Paulo Gomes vêm de uma sequência invicta de cinco jogos, com quatro vitórias e um empate, no último sábado, frente ao Sport, em casa, por 1 a 1. Agora, essa boa fase do time principal precisa contagiar também o plantel reserva, comandado pelo auxiliar Alexandre Faganello.
O revés para o Monte Azul, na última semana, foi marcado por falhas individuais. A mais clara delas foi no tento que abriu o placar, quando o zagueiro João Maranini tentou driblar o adversário no campo defensivo, foi desarmado e viu o gol sair.
“É complicado avaliar lance individual. A gente tenta avaliar como um todo. Infelizmente, eles tomaram decisões que, dentro de campo, a gente sabe que tem de ser num estalo de dedos. Infelizmente, foram as decisões erradas, que culminaram em lances que deram a vitória para a equipe adversária. Tem de corrigir, falar com eles, mostrar e trabalhar”, disse o substituto de Paulo Gomes, que destacou a força do elenco escolhido para o torneio.
“[Esse grupo atual] tem condições de render mais, com certeza, e a gente vai trabalhar para isso, para que eles rendam mais.”
Com o resultado negativo, o Botafogo amarga a lanterna do Grupo 2, embora esteja em desvantagem no número de jogos feitos em relação aos outros clubes, e enfrenta um rival que também deu a largada com o pé esquerdo: um empate em 1 a 1 com o Comercial e uma derrota para a Francana, por 1 a 0.
Na história, Pantera e Touro do Vale fizeram apenas dois jogos por competições oficiais, ambos na Série A3 do Paulista de 2006, com dois triunfos ribeirão-pretanos.
Faganello deve fazer mudanças no time titular em relação à estreia, muito por conta dos desfalques do time principal, que obrigaram atletas reservas a entrarem em campo contra o Sport, pelo Brasileiro. Leandro Pereira, que sofreu uma concussão contra o Azulão, entrou em campo no fim de semana e deve ser titular novamente.
Assim, um possível 11 inicial tem: Victor Souza, Andrey, João Maranini e Ericson; Thassio, Tortello, Pedro Severino e Rafael; Erik, Leandro Pereira e William.