Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Temperatura recua em RP  

O frio será mais intenso à noite e durante as manhãs e madrugadas, segundo a previsão da Climatempo 

Ribeirão Preto registrou a temperatura mais baixa do ano na madrugada de 31 de maio, quando a mínima chegou a 8 graus Celsius (Alfredo Risk/Arquivo )

Ribeirão Preto está com cara de inverno após a chegada de uma frente fria. Mesmo assim, a temperatura máxima vai oscilar entre 28 graus Celsius e 31ºC durante a semana. A mínima na cidade deve ficar entre 13ºC e 15ºC até domingo, dia 7 de julho. 
 
O frio será mais intenso à noite e durante as manhãs e madrugadas, segundo a previsão da Climatempo. Oficialmente, o inverno teve início em 20 de junho. Não há previsão de chuva para os próximos dias, mas nesta segunda-feira (1º) choveu cerca de oito milímetros. A temperatura variou de 15ºC a 24ºC. A umidade relativa do ar subiu ontem. 
 
Porém, deve ficar abaixo de 40% durante toda a semana e, em alguns dias, será inferior a 30%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta.  
 
Quando a umidade do ar fica abaixo de 12% já é considerado caso de emergência. A média de chuva para Ribeirão Preto é de 28 milímetros em junho, mas choveu um milímetro, 3,57% do total, segundo a Climatempo. Para julho, a mediana é de 30%.  
 
O ribeirão-pretano acorda debaixo de cobertor e edredom, sai de casa de manhã com agasalho, cachecol, gorro, luva e meia de lã e perto da hora do almoço já vai ajeitando as peças na mochila, no encosto da poltrona, no cabideiro etc.  
 
Ribeirão Preto registrou a temperatura mais baixa do ano na madrugada de 31 de maio, quando a mínima chegou a 8 graus Celsius. A sensação térmica, porém, foi bem inferior, entre 5ºC e 6ºC na zona rural fez ainda mais frio. Na madrugada anterior, no dia 30 de maio, os termômetros marcaram 10ºC.  
 
A medição é feita na estação da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet), no Aeroporto Estadual Doutor Leite Lopes, na Zona Norte de Ribeirão Preto. Até então, a menor temperatura do ano havia sido a do dia 29, com 12,4ºC, bem abaixo dos 15,7ºC registrados em janeiro, em pleno verão.  
 
Não fazia tanto no frio na cidade desde maio do ano passado. O dia mais frio de 2023 foi registrado em 16 de maio, com temperatura entre 9º e 10ºC na madrugada e sensação térmica de 8º e 7ºC na área urbana. Em 2022, foi 20 de maio, quando a estação da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica constatou 5ºC às seis horas, no Leite Lopes.  
 
A marca ainda é a mais baixa para o mês de maio desde o início da medição. Já nos dias 1º e 14 de março, a cidade emplacou a temperatura mais alta deste ano até agora. Chegou a 36ºC durante a tarde. A sensação térmica foi ainda mais elevada, na casa dos 40ºC.  
 
Nesta terça-feira (2), a temperatura deve ficar entre 14ºC e 28º. Na quarta-feira, 3 de julho, oscila entre 13ºC e 29ºC e a umidade fica em 29%. Na quinta-feira (4) deve variar entre 14ºC e 30ºC com a umidade em 28%. Na sexta-feira (5) vai oscilar de 15ºC a 31 graus, com umidade em 29%.  
 
No sábado, dia 6 de julho, a temperatura prevista é de mínima de 14ºC e máxima de 28 graus Celsius. No domingo, os termômetros podem marcar entre 15ºC e 28ºC, abaixo da marca de 30ºC. A umidade sobe para 36%, mas aida bem inferior ao ideal de 60%.  
 
O cenário pode mudar de um dia para outro, de acordo com as informações que chegam via satélite. Ontem voltou a chover em Ribeirão Preto. A última chuva considerável na cidade havia sido em meados de abril, quando um temporal derramou cerca de 100 milímetros de água no município. 
 

Postagens relacionadas

Câmara de São Paulo aprova concessão do Autódromo de Interlagos

Redação 1

‘Proposta de 23 vereadores é fundamentada’

Redação 1

Furtos preocupam população de RP

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com