Uma das mais importantes bases culturais brasileiras, os costumes caipiras estão nas raízes das famílias e ainda mais evidenciados na região de Ribeirão Preto. Atualmente há um resgate e valorização ao modo simples da vida na roça, da apreciação da culinária típica e da forte influência dos costumes que perpetuam gerações.
Nos dias 5, 6 e 7 de julho a cidade incorpora essas tradições por meio do 3º Festival Caipira Ribeirão, que traz música raiz e sertaneja, violeiros, sanfoneiros, comida típica e artesanatos. O maior encontro caipira da região acontecerá no estacionamento do Novo Shopping, com entrada e estacionamento gratuitos.
A vida na roça será celebrada por meio das representações tradicionais da vida rural, como apresentação dos grupos de catira Terno de Congo Irmãos Paiva, Folia de Reis Irmãos Adolfo e Show do Berranteiro e a famosa queima do alho. O evento contará com atividades para as crianças, como pintura de rosto, oficinas de desenho e modelagem em argila, todas gratuitas.
Dentre as atrações, o público poderá conferir shows de Moacyr Franco; Gaby Violeira; Fernanda Costa; Jorge Luiz & Fernando; JC & João Francisco; Marcos Salles & Sertanejo; Miguel & Matheus; Grupo Defensores do Catira e Espora de Prata de Barretos; Os Imperiais; Fioravante O Sanfoneiro Feliz, entre outras atrações.
Para acompanhar a programação completa e as novidades do Festival, acesse as redes @festivalcaipiraribeirao (Instagram) e Facebook do Festival Caipira de Ribeirão Preto. No dia 5, sexta-feira, será das 18 horas à meia noite. Em 6 e 7 de julho, sábado e domingo, vai do meio-dia à meia noite. O Novo Shopping fica na avenida Presidente Kennedy n º 1.500, Ribeirânia.
Orquídeas – Com milhares de espécies, formas e cores, as orquídeas são uma das maiores famílias de plantas existentes. E para a alegria dos admiradores elas serão uma das atrações do 3º Festival Caipira Ribeirão. “O orquidário Beckers Blumen em conjunto com Valdete Flores está preparando uma mostra de orquídeas com mais de sete espécies de orquídeas, com uma centena de variedades e cores diferentes”, diz o fundador dos orquidários e responsável pela Mostra, Frederico Becker.
“Muitas delas são de produção regional de nossos sítios localizados em Pontal e Cajuru, totalizando dez mil metros de cultivos, iniciados a quase 20 anos atrás”, destaca. Ele reafirma que os cuidados com as plantas passou de curiosidade para admiração e vocação para produção das orquídeas. Além de contemplar as diversas espécies, a exposição serve como ferramenta para o conhecimento, onde as pessoas possam ter um maior contato com essas plantas.