Tribuna Ribeirão
CulturaDestaque

Projeto Tomates Verdes Fritos realiza evento nesta quinta, 27

Projeto que usa a leitura para confortar pacientes em tratamento de doenças crônicas e neurodegenerativas em Ribeirão realiza evento nesta quinta-feira (27) (Divulgação)

A programação que encerra o ciclo atual acontece no Centro Dia da Pessoa Idosa, no complexo da APAE, onde é realizado o Clube de Leitura Afetiva pelo Tomates Verdes Fritos. O projeto é uma parceria do Observatório do Livro com o Conselho Municipal do Idoso e atende, atualmente, 144 pacientes

“Todas as histórias têm uma razão de ser, um exemplo, alguma coisa que serve pra gente aprender”, conta Esmeralda Gomez, de 84 anos, que frequenta os encontros do projeto Tomates Verdes Fritos no Centro Dia da Pessoa Idosa (CDPI), no Complexo da APAE de Ribeirão. “As meninas sempre contam histórias boas no momento certo, que servem de exemplo para aumentar a nossa confiança, nossa segurança e esperança de uma vida melhor que a gente pode ter”, observa. “Eu adoro os encontros e aprendi muito aqui nesse ano”, finaliza Esmeralda.

Além de atuar em alguns serviços oncológicos e de hemodiálise, os psicólogos e biblioterapeutas se reúnem com grupos do Centro Dia da Pessoa Idosa (Complexo da Apae), do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do bairro Presidente Dutra, do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência a Reabilitação de Mastectomizadas (REMA) na Escola de Enfermagem da USP, entre outros, bem como com a rede de apoio.

A coordenadora do Tomates Verdes Fritos, Juliana Bessa, psicóloga e biblioterapeuta, explica que o fechamento que acontece nesta quinta-feira (27) é apenas simbólico. “A gente fecha o ciclo para poder avaliar o desenvolvimento do trabalho, o que a gente produziu e o que precisa ajustar”, observa. “Todos os pacientes que estão em atendimento continuam normalmente, enquanto a equipe reflete sobre o que pode melhorar no próximo ciclo”, completa Juliana, lembrando que são atendidos, atualmente, 144 pacientes.

Enquadrado na Lei do Idoso, o projeto é aplicado por meio das técnicas da Biblioterapia e recebe o patrocínio de Austral e Apsen, e apoio de Axa, Henkell e Karcher. O evento acontece de 14 às 16h e o Centro Dia da Pessoa Idosa fica na Rua Coracy de Toledo Piza, 571, Ribeirânia.

 

Postagens relacionadas

Kassab quer disputar o governo de São Paulo

Redação 1

A saudação de Rick Michel ao ‘The Voice’

Redação 1

Bicampeão olímpico, Serginho anuncia aposentadoria aos 44 anos

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com